Actus #5

Lux

Há muitos anos que Lux viaja pelo mundo em busca de conhecimento. Ela já esteve em vários países, e estabeleceu contato com diferentes culturas. Lux aprendeu que para que possamos respeitar o diferente, primeiro devemos conhecê-lo. É assim que se adquire sabedoria. 

0

Sabedoria

Português

Como funciona

Em sua passagem pela África Ocidental, Lux conheceu os Griots, que são os guardiões de conhecimento e poetas de seus povos: são eles que transmitem as tradições e as culturas. Como contadores de histórias, os Griots cantam e contam os mitos, as memórias e as narrativas de diferentes tempos: das histórias dos antepassados até as histórias de hoje.

Desde sua passagem pelo continente africano, os Griots são grande fonte de inspiração para Lux, pois são a principal ponte que conecta passado, presente e futuro. Há um dito popular que nos diz: “quando na África morre um ancião, é uma biblioteca que desaparece”. Lux também recorda que boa parte de sua sabedoria veio por meio dos livros. Com a leitura, conhecemos muitas culturas e histórias sem sair do lugar.

Como Nulis provoca o desinteresse, os Ativados de 2016 precisam valorizar os saberes tradicionais africanos para poder disseminar o conhecimento e fazer um futuro diferente: para que em 2087 as pessoas se tornem mais sábias.

Para isso, convoque a Lux da sua equipe, pesquisem e conheçam um pouco mais sobre os Griots. Em seguida, a Lux deverá se se tornar um Griot e criar, junto com a equipe, uma música contendo as palavras “África”, “sabedoria” e “cultura”. Não é para a música conter apenas essas palavras, mas elas precisam aparecer. É importante que tenha ritmo, e para isso vocês não precisam saber tocar instrumentos musicais: podem cantar, bater palmas ou ainda criar instrumentos com materiais reciclados. Sejam criativos na história e na apresentação.

Importante: Seu vídeo deverá ter, no máximo 45 segundos de duração. Você deverá subir o vídeo no YouTube, em modo público e nos enviar o link de acesso via plataforma. No vídeo vocês deverão apresentar uma música que contenha, obrigatoriamente, as palavras “África”, “sabedoria” e “cultura”. Vídeos que excedam o limite de tempo, que não sejam enviados via plataforma, entregues fora do prazo ou que não contenham todos os itens solicitados serão automaticamente desclassificados.

CONHEÇA A EQUIPE VENCEDORA
DO ACTUS LUX

EMEF FERMINO FERRONATTO

Confira todos os projetos enviados
no desafio do actus Lux

Veja todos os vídeos

Cronograma

Início: 24/08

Fim: 31/08 às 12h (Meio-dia)

Vencedor: 31/08 a partir das 18h