Como o preço do dólar impacta na importação de máquinas e equipamentos?

A importação de máquinas é afetada de modo direto com a variação do dólar. Dessa forma, saiba que muito disso é devido a pandemia da COVID-19. Fazendo com que o setor industrial e muitas outras áreas sofressem com tais mudanças.

Assim, você deve saber que são vários os impactos resultantes de uma possível alta do dólar. Então continue a leitura para saber mais informações a respeito do assunto.

As mudanças ocorridas no dólar impactam na importação de máquinas?

No ano de 2.019 o mercado apresentou uma grande elevação no dólar. De tal forma que ele alcançou patamares elevados que chegaram a 50%. Enquanto que boa parte disso foi resultante da pandemia.

Ao passo que a cotação da moeda americana ficou em cerca de R$ 5,14 (23 de junho). Causando muitos impactos que acabaram mexendo com a própria economia brasileira.

Sendo que a importação de máquinas principalmente para a indústria foi muito evidente. Dessa maneira, saiba que isso gerou reflexos de forma direta nos custos presentes na produção.

Devido ao fato de que temos uma alta dependência das peças e dos diversos componentes importados. Contudo, você precisa saber que a área de exportação foi quem realmente comemorou tal aumento.

Já as indústrias tiveram que fazer um replanejamento nas suas ações. A fim de garantir com que passassem por esse período complicado. Nisso, é importante você saber quais são os reais impactos ocasionados pela oscilação do dólar.

Os produtos e as matérias-primas

Você deve saber que a importação de máquinas é afetada mediante as mudanças do dólar. Desse modo, compreenda que os produtos e as matérias primas ficam mais caros diante de um cenário de alta.

Ao passo que essa influência é direta nos mais diversos aspectos presentes na atividade industrial. Confira na lista abaixo os principais impactos:

  • Encarecimento dos insumos importados;
  • Lucro dos revendedores com redução (produtos importados).

No primeiro caso temos alguns pontos que ficam evidentes:

  • Na indústria nacional ficam mais caros os componentes, matérias-primas, equipamentos e as peças;
  • Esses itens são cerca de 52% da produção na indústria;
  • Influência direta em uma possível decisão de compra no setor de autopeças;
  • Preços são referenciados mediante a cotação do dólar.

Enquanto que a importação de máquinas também causa a diminuição dos lucros aos revendedores. Reduzindo as margens dos produtos que são importados.

Neste segundo ponto vemos os seguintes fatores:

  • Dificuldades no repasse no mercado interno mediante ao custo elevado do dólar;
  • Haverá uma diminuição evidente nas margens de lucro e das próprias operações;
  • Ocorrem impactos nos créditos das indústrias (financiamento internacional);
  • Principalmente para o funding, ou seja, quem precisou buscar dinheiro fora do país;
  • Isso gera mudanças altas nos pagamentos de tais obrigações da parte financeira.

De tal forma que a importação de máquinas acaba sendo afetada quando o dólar tende a aumentar. E o Brasil tem vários setores que estão atrelados a moeda americana e nisso temos a real importância.

As Indústrias exportadoras nacionais

Embora a categoria de importação não seja beneficiada, temos as exportadoras que obtêm benefícios. Uma vez que ao ocorrer a alta do dólar temos dois setor que conseguem certas vantagens, são eles:

  • Proteína animal;
  • Minério de ferro.

Dessa maneira, você deve saber que na exportação nem sempre os produtos são realmente acabados. Já que o Brasil tem uma grande quantidade de exportação de matéria-prima.

Além da importação de máquinas que é voltada para a indústria. E com isso são poucas as empresas nacionais trabalhando com produtos finais (concluídos).

Sendo, portanto, uma das beneficiadas com o aumento do dólar. Enquanto que o próprio agronegócio também acaba tendo vantagens. Principalmente ao envolver a sua cadeia produtiva voltada para a exportação.

Como resultado disso, saiba que haverá frutos positivos para tais áreas. Só que para ocorrer uma localização mais efetiva é necessário competitividade. De tal maneira que requer um trabalho mais árduo na redução dos custos sistêmicos locais.

Assim, compreenda que temos o “custo Brasil” que realmente é um grande desafio no país. Então, entenda que a importação de máquinas terá dificuldades, mas a exportação se beneficiará.

Como as indústrias de importação de máquinas devem realmente lidar com as oscilações do dólar?

Você viu que são muitos os impactos gerados na indústria mediante ao aumento no dólar. Por isso, compreenda que será preciso que elas busquem estratégias corretas.

Além de analisar os riscos de forma constante, considerando os que envolvem os negócios. Uma dica é que as empresas reservem uma área para sua tesouraria.

A fim de que haja um controle de caixa muito mais efetivo. De tal modo que não venha a sofrer com problemas referentes à importação de máquinas. Vale destacar que outros pontos para administrar melhor são:

  • Swap cambial;
  • Controle de moeda estrangeira;
  • Entre outros.

Sem dúvida, você deve saber que uma assessoria financeira pode ser de grande utilidade. Gerando um tipo de proteção cambial para não sofrer com os aumentos da cotação do dólar.

Portanto, é bom ter ótimas estratégias de venda, política cambial e projetos futuros. Somente assim as empresas e indústrias poderão lidar com os cenários presentes no mercado atual.

Comments are closed.