Educação

Motivação dos Funcionários: Como Manter?

motivação dos funcionários

A motivação é o bem mais precioso de qualquer organização empresarial. Se os funcionários estão motivados, tudo funciona, mas… você pode estar sempre motivado?

Que fatores mais influenciam os níveis de motivação?

Reconhecimento: fator chave na motivação dos funcionários

De acordo com diferentes estudos, o reconhecimento é o fator mais importante na promoção de um alto nível de motivação.

O custo econômico é nulo e ainda assim seus resultados são evidentes. Qualquer funcionário gosta de se sentir importante, seguro de um bom trabalho e de que é necessário para a organização.

No entanto, também não se trata de exagerar, pois para que o reconhecimento tenha efeito motivador ele deve ser real, claro, sólido e correto. Além disso, não devemos esquecer que o reconhecimento pode ser por diversos motivos para melhoria do trabalho do funcionário, alcance de objetivos, promoção de ideias inovadoras etc.

Neste outro artigo do nosso blog falamos sobre a importância de estabelecer uma política de reconhecimento.

Após o reconhecimento de que em diferentes estudos aparece como o fator principal a grande distância do restante dos fatores, outras variáveis ​​viriam, como níveis de autonomia, salário, formação e promoção profissional.

Motivação dos Funcionários: Como Manter?

A importância de uma correta atribuição de tarefas:

A atribuição de tarefas é um aspecto fundamental para manter os níveis de motivação. Uma atribuição incorreta de tarefas pode ser o principal motivo do «desinteresse» e do «grau de motivação».

Se as tarefas não forem atribuídas adequadamente, aqueles que estão super qualificados para um trabalho ou que sentem que merecem mais do que sua posição atual não será motivados a trabalhar.

Conheça as necessidades de cada funcionário

Cada funcionário tem suas próprias necessidades que podem ser muito diferentes das dos outros. Por exemplo, as pessoas que trabalham por dinheiro nunca se sentirão satisfeitas com a promoção em comparação com o aumento de salário.

Uma das principais tarefas do seu departamento de recursos humanos deve ser avaliar as diferentes necessidades dos seus colaboradores para saber como satisfazê-los a todos com base nos seus perfis.

Estabeleça metas e planos claros e definidos

Definir metas: metas e planos futuros é um dos mais fortes fatores de motivação. Quando um funcionário é claro sobre seus objetivos, ele se sente mais motivado para alcançá-lo. É importante definir objetivos de desempenho e neles envolver o colaborador, permitindo-lhe estabelecer os seus próprios objetivos, pois desta forma estará também a promover a motivação para outros objetivos que outra pessoa propôs.

Cumpra as expectativas

Parece óbvio, mas não deve ser menosprezado, pois não conseguir o que foi prometido é um dos fatores mais desanimadores. Para isso, é necessário avaliar periodicamente as expectativas dos colaboradores e satisfazê-las na medida do possível e, caso não seja possível, dialogar e comentar com o colaborador os motivos que levaram ao não atendimento às suas expectativas.

Crie um bom ambiente de trabalho

Em nosso blog já falamos em diversas ocasiões sobre a importância desse aspecto. Tanto do ponto de vista físico (boa iluminação, evitando ruídos, qualidade do ar, design biofílico etc.) quanto do ponto de vista relacional, promovendo o trabalho em equipe.

Trata-se de minimizar todos os aspectos que são mais fáceis de controlar e que podem afetar negativamente a motivação.

Salário Emocional

Facilitar qualquer conceito não econômico que represente um benefício para os colaboradores é outro fator chave para manter um alto nível de motivação no longo prazo. (veja mais sobre Salário Emocional)

Em suma, promover um ambiente de trabalho positivo é o elemento básico que tornará sua empresa mais competitiva. A tarefa não é simples. Existem muitas variáveis ​​a ter em conta e, dependendo das medições, é necessário algum tempo antes de ver os resultados.

Para alcançar um alto nível de produtividade dos funcionários, um ambiente de trabalho positivo deve ser fomentado a partir da gestão da empresa em que os funcionários sintam que seu trabalho e esforços são uma importante contribuição para o sucesso da empresa.

Muitas vezes para este trabalho é necessária a intervenção de especialistas nesta matéria. No Beework, desenvolvemos protocolos específicos para cada empresa que visam aumentar os seus níveis de motivação e produtividade.

Por fim, é importante lembrar que é importante manter sempre uma política de “portas abertas” e ter uma equipe de gestão acessível.

Boa sorte para motivar seus funcionários!