Quais são os materiais de limpeza usados em hospitais?

Os hospitais têm um cheiro bem característico, que facilmente relacionamos a um lugar limpo. Isso se deve à enorme quantidade de antissépticos utilizados pelos médicos e, também, aos produtos de limpeza hospitalar.

Como esse é um ambiente que pode transmitir muitas doenças e onde ficam muitas pessoas com um sistema imunológico baixo, a faxina dos hospitais precisa ser extremamente eficaz em matar vírus e bactérias. Confira, a seguir, quais os materiais utilizados para chegar nesse resultado.

Como é feita a limpeza em hospitais?

A parte mais importante da higienização de clínicas e ambulatórios é a divisão em áreas, de acordo com o estado dos pacientes que ficam em cada uma delas.

Locais como a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e os centros cirúrgicos são limpos três vezes por dia. As salas de atendimento são limpas duas vezes e a recepção, apenas uma vez diariamente.

Assim que um paciente recebe alta, o seu quarto é imediatamente higienizado, para a recepção de outra pessoa. A mesma coisa acontece se houver algum acidente envolvendo materiais orgânicos.

A limpeza sempre segue os seguintes passos:

  • remoção de sujeira – retira-se poeira e manchas de gordura dos pisos, azulejos, móveis e equipamentos;
  • desinfecção – utiliza-se produtos antibactericidas no local já limpo;
  • descontaminação – coloca-se desinfetante diretamente sobre detritos contaminados, como sangue.

6 Tipos de produtos para limpeza hospitalar

Abaixo estão os materiais indispensáveis para manter casas de saúde livres de sujeira e de germes. Confira!

Álcool 70%

Esse é o principal material utilizado para matar bactérias em hospitais, durante a etapa da desinfecção. O álcool 70% é adicionado, principalmente, sobre superfícies de móveis e equipamentos.

Ativador alcalino

Esse é um material utilizado na lavagem das roupas hospitalares. Sua função é ser um catalisador para os alvejantes a base de oxigênio, fazendo com que a remoção de manchas seja mais eficaz.

Desinfetante

Ideal para eliminar todos os tipos de microrganismos nocivos à saúde, como vírus, fungos e bactérias, o desinfetante é amplamente usado na limpeza de hospitais, em todos os ambientes.

Detergente clorado

Durante a primeira fase da higienização, a remoção da sujeira, é necessário usar produtos capazes de dissolver gorduras e manchas. Esse é o papel do detergente.

Contudo, como se trata de um local com alta contaminação, utiliza-se sempre produtos que contêm cloro na sua fórmula, como uma garantia maior de que não sobrarão germes depois da faxina.

Neutralizador de odores

O cheiro asséptico do hospital pode não agradar a todos, mas é inegável que é muito melhor do que o odor de infecções, sangue, remédios, entre outras substâncias que permeiam esse ambiente.

O que evita que os consultórios médicos e as salas de internação misturem essas essências é o neutralizador de odores, que absorvem as moléculas de cheiros incômodos.

Panos

Para passar todos esses produtos nas paredes, no chão e nos móveis, é preciso possuir uma grande quantidade de panos, sendo que, para evitar contaminação, a maioria são descartáveis.

Peróxido de hidrogênio

Também conhecida como água oxigenada, essa substância não está presente apenas na desinfecção de machucados.

Na lavanderia de um hospital, também é recorrente a utilização do peróxido de hidrogênio para retirar manchas de tecidos. Esse material ajuda a manter a cor da roupa e pode ser misturado às substâncias utilizadas no hospital, como o álcool, sem gerar nenhuma reação química.

Se interessou em conhecer mais curiosidades e dicas úteis para você ou para a sua empresa? Leia os outros artigos disponíveis no nosso site!

Comments are closed.