Educação

5 Motivos para você aprender Excel

5 Motivos para você aprender Excel

Se fosse possível escolher uma habilidade que fosse a mais ambivalente possível em todo o mercado de trabalho, qual você escolheria? Eu sei que eu escolheria o Excel, pois sem dúvida nenhuma é a ferramenta mais procurada e utilizada em todas as empresas.

Por isso, é comum encontrar por todo lugar opções de curso e capacitações como um curso de excel avançado por valores realmente exuberantes. Nem sempre parecendo valer a pena o investimento.

Entretanto, o Excel já tem se mostrado como uma das ferramentas mais importantes de praticamente toda pessoa que deseja realmente conquistar seu local em um futuro tranquilo e próspero no mercado de trabalho.

Por isso, separei aqui algumas das principais razões pelas quais você deve aprender a mexer no Excel.

Vamos conferir?

 

5 motivos para você aprender Excel

Realmente não é fácil separar um número tão pequeno de motivos em uma lista que pode realmente ser 2 ou 3 vezes maior. Por isso selecionei aqueles que para mim são os mais importantes no momento.

Mas se você ainda quiser outras informações ou dicas, estou à disposição para fazer uma parte 2. Basta pedir nos comentários, ok?

Dito isto, vamos aos motivos.

 

1 – Facilidade de conseguir um emprego

Parece um tanto quanto redundante em relação a tudo o que eu já disse sobre o Excel até o momento. Entretanto, é justo dizer que o Excel é uma das habilidades mais necessárias para quem realmente deseja ter resultados profissionais positivos no longo prazo.

Principalmente para quem está correndo atrás de um emprego, seja para um cargo simples, como secretariado, ou mesmo para algo administrativo.

Até mesmo alguns setores de TI da empresa são totalmente voltados e dedicados à ferramentas, exatamente porque ela permite um nível de personalização e configuração realmente fora de série.

Por isso, conhecer a fundo este programa de planilhas é uma das melhores garantias de conseguir a sua próxima vaga.

Sendo, é claro, um curso de Excel online a melhor opção para iniciar esta caminhada.

Entretanto, é bom correr atrás de um crescimento constante, principalmente levando em conta a linguagem de programação VBA, que transforma o Excel em uma ferramenta ainda mais poderosa.

 

2 – Organização

Um outro ponto interessante que podemos levar em consideração com o Excel é exatamente a oportunidade de se criar uma série de aplicações práticas e pessoais.

E por que não colocaríamos em pauta a oportunidade de criar um organizador pessoal? Assim, você poderia criar vários quadros de atividades, e claro, trazer funções e ações incríveis para melhorar ainda mais a sua produtividade.

Criar uma agenda personalizada, trazer hiperlinks e vários outros conceitos semelhantes farão de você alguém muito mais confiável em sua profissão. Principalmente pelo fato de que você não estará preso a uma série de ferramentas que, quando não são ineficazes, não valem o preço a ser investido.

 

3 – Agilidade no trabalho

Muitas rotinas no seu trabalho são feitas de maneira repetitiva e até mesmo cansativas. Isto sem contar a dificuldade de se encontrar desafios de prazos que podem ser extremamente apertados.

Parece que quanto mais você se dedica a uma tarefa importante, mais outras pequenas irão começar a pipocar na sua mesa.

Então o Excel se torna um poderoso aliado para a maioria delas. Principalmente porque muitas das tarefas que mais atrapalham a sua rotina podem ser totalmente personalizadas, garantindo um maior conforto e tranquilidade na sua rotina.

Isto sem contar que ao gerar uma resolução rápida que seja um tanto quanto universal, todas as outras passarão a funcionar sozinhas. Por isso mesmo, no longo prazo você pode até mesmo ser cotado como alguém que ajudou a melhorar a produtividade de toda empresa.

Quem sabe não seria um argumento ótimo em favor de um aumento ou promoção?

 

4 – Economia

Outra coisa realmente incrível que as pessoas descobriram como sendo positivo no Excel é a capacidade de se gerir financeiramente um empreendimento. Sejam as suas finanças pessoais, ou as de sua empresa, é possível ter uma série de vantagens utilizando a automação de planilhas.

Muitos recursos já estão presentes de forma nativa dentro do próprio programa. Entretanto, é possível contar com recursos externos, assim como a já citada linguagem de programação VBA.

Com isto é possível listar uma série de recursos poderosos para conseguir gerar resultados incríveis no longo prazo. Sendo a própria ferramenta tratada quase que de maneira idêntica a um ERP avançado.

 

5 – Montar um portfólio

Uma grande maneira de se conseguir clientes, empregos ou até mesmo contratos de consultoria é criar um portfólio de trabalho bastante completo. E isto é totalmente possível através do Excel.

Quando você tem dados para apresentar, melhor que isso, quando você sabe fazer uma apresentação de forma espetacular, será realmente difícil encontrar uma concorrência com competência suficiente para atacar o seu portfólio.

Por isso, a minha recomendação é nunca ir até um cliente de mãos vazias. Prepare um briefing completo com várias informações incríveis para que você passe uma aparência realmente profissional.

E o Excel será um excelente aliado nesta tarefa.

 

Considerações finais

Como você pode ver, são vários os motivos para aprender Excel. Entretanto, a sua dedicação e empenho durante o curso é exatamente aquilo que fará toda a diferença no longo prazo.

Principalmente porque esta é uma ferramenta com um conteúdo extenso para ser explorado. Por isso, o seu sucesso irá depender diretamente do tempo que você separar para dedicação.

Lembrando que o curso ideal não é qualquer opção que você encontra pela internet. Ter um curso de Excel de qualidade é fundamental no processo, então faça as suas buscas e encontre aquilo que mais te traz benefícios no momento.

E claro, escolha opções que possam emitir um certificado de conclusão válido. Assim você terá mais condições de sair na frente no futuro.

Então é isso, espero que estas dicas tenham realmente te auxiliado a encontrar excelentes resultados. Mas se ainda houver alguma dúvida sobre o tema, estamos à disposição para te orientar, ok?

Basta entrar em contato pelos comentários para tirar todas as suas dúvidas e assim começar a trabalhar nos estudos.

Até a nossa próxima dica!