Empreendedorismo

6 dicas para construir um bom ambiente de trabalho

6 dicas para construir um bom ambiente de trabalho

As últimas semanas foram um grande desafio para as equipes de trabalho: a comunicação tornou-se – na maioria das vezes – virtual, os canais de comunicação se multiplicaram e as atividades em grupo foram desaceleradas. Além de todos esses aspectos, trabalhar em casa todos os dias também pode ser cansativo e rotineiro.

Por estes motivos, é fundamental começar a propor novas atividades e canais de diálogo digital para manter uma comunicação eficiente e um bom ambiente de trabalho, pelo menos à distância, entre os membros de uma equipe. Vamos te dar algumas dicas, fique atento!

 

Quais canais de comunicação implementar?

É importante que eles definam claramente quais plataformas usarão dentro da equipe para se comunicar e com que propósito. WhatsApp ou Telegram para mensagens instantâneas e diárias? Google Drive ou Dropbox para compartilhar e armazenar arquivos? Google Meet, Zoom ou Skype para reuniões remotas? Deixar isso claro facilitará a comunicação diária da equipe, bem como o relacionamento interpessoal.

 

Como incentivar a participação de todas as pessoas?

As sessões de brainstorming são uma ótima maneira de convidar membros da equipe para propor ideias! Ter reuniões diárias também é outra prática a ter em conta: pode ser um espaço de 30 minutos em que todos contam quais tarefas vão realizar durante a semana, quais os desafios que encontraram, em que projetos estão a trabalhar etc.

Essas práticas são adaptadas e customizadas de acordo com as necessidades de cada equipe de trabalho e ao novo cenário da economia mundial. O importante é dar e receber ideias e opiniões!

 

Depois do escritório virtual

Assim como muitos aniversários aconteceram por videochamada, essa modalidade também pode ser aplicada no after office! Manter as atividades do grupo fora das obrigações de trabalho melhorará o ânimo das pessoas.

Happy hour por exemplo nunca foi tão importante como em tempos atuais. Procure sempre promover atividades em conjunto fora do ambiente de trabalho, pois isso proporcionará maior afinidade entre os membros do time e por consequência maior produtividade e um ambiente de maior qualidade.

Algumas outras opções: cursos de idiomas, treinamentos que os funcionários tenham interesse em fazer, aulas de ginástica ou ioga, noite de cinema ou jogos remotos. Existem milhares de ferramentas e aplicativos para continuar se conectando!

 

Mantenha o feedback como prática padrão

Se você ainda não implementou feedback constante em sua equipe, agora é a hora de começar a fazê-lo! Essa prática consiste em dar e receber opiniões durante o processo de trabalho para alterar e / ou aprimorar a dinâmica de trabalho.

 

As reuniões agilizam e melhoram o trabalho em equipe

Ter uma reunião diária, ou pelo menos semanal, permite que toda a equipa trabalhe em harmonia. É importante que as pessoas possam planejar tarefas com seus colegas, definir prazos e comentar sobre os desafios que encontraram recentemente. Desta forma, o trabalho em equipe será muito mais ágil, organizado e eficiente.

 

É importante promover a busca de novos objetivos

Sua equipe está motivada o suficiente? Apresentar novas atividades, metas e objetivos ajudará a fazer isso acontecer. Algumas propostas para o conseguir: oferecer uma formação inovadora e interessante, diversificar – se possível – as tarefas que habitualmente são realizadas dentro da equipa e ter aulas de línguas, por exemplo. Existem muitas opções para realizar virtualmente!