Marketing

Como aparecer na primeira página do Google?

SEO

Muitas pessoas que possuem um site ou um blog gostariam de aparecer na primeira página de pesquisa do Google, isso acontece devido a importância e relevância que se ganha ao chegar nesse patamar.

A primeira página do Google é um lugar de respeito – se uma página está lá, certamente as pessoas vão respeitá-la e vê-la como autoridade máxima – Tudo que um dono de site deseja para seu negócio.

Mas para chegar nessa posição, é preciso levar em consideração algumas regras que a plataforma de pesquisa mais conhecida atualmente, a Google, utiliza para posicionar os sites.

E se tem um meio de chegar à primeira página do Google é com o SEO, um conjunto de técnicas que têm como objetivo final melhorar e potencializar o posicionamento dos sites nos resultados orgânicos, trazendo resultados satisfatórios.

Portanto, o SEO é considerado uma das ferramentas de grande importância para uma página web e, nesse artigo, você vai descobrir dicas valiosas de SEO para se posicionar na primeira página do Google. Vamos lá?

 

Sobre o SEO

SEO significa “Search Engine Optimization”, que em português significa “Otimização para Mecanismos de Busca”, ou seja, são técnicas usadas para conseguir conquistar a primeira página do Google.

Dessa forma, ao deixar um site otimizado em SEO é possível conquistar a primeira página, no entanto, para isso é preciso atentar-se à algumas coisas.

Continue lendo e saiba tudo o que você precisa prestar atenção em relação ao SEO do seu site.

 

Palavra-Chave

A palavra-chave é comumente o que os usuários da plataforma usam para pesquisar alguma informação na Internet, isto é, o que costumamos escrever na barra de pesquisa para encontrar o que queremos.

Mas, a palavra-chave não precisa ser necessariamente uma, podem ser várias e diversificadas.

Portanto, para o seu site ser otimizado em SEO, é importante que ele entenda e use corretamente essas palavras-chaves – Podem ser usadas no conteúdo ou na URL.

Assim, deve-se sempre pensar nos temas que as pessoas mais pesquisam, para que você consiga usá-los de forma concisa.

Todavia, saiba que existem diversas plataformas que podem ajudar nesse trabalho, como o Google Trends e Google Keyword Planner – Esses dois sites pesquisam e fornecem as palavras mais usadas pelos usuários do Google.

 

Produção de Conteúdo

Após ter em mente a palavra-chave, é hora de saber exatamente o que se deseja e, a partir disso, é necessário começar a produzir os conteúdos otimizados.

Para conseguir usar a palavra-chave com sucesso é preciso saber colocá-la no texto de forma que os mecanismos de pesquisa entendem e assimilem elas.

Sendo assim, é interessante que se desenvolva uma estratégia de uso dessas palavras-chaves ao longo do texto.

Além disso, no texto é importante atentar-se a outras coisas, como:

 

  • Escalabilidade do texto: é preciso que seu texto seja fácil de ler, com poucas linhas por parágrafo, negritos para destacar, marcadores para separar os temas e tudo o que for melhorar a qualidade de leitura de um texto;
  • Meta description: uma breve descrição sobre o texto, que vai aparecer na página principal, portanto, conter a palavra-chave é algo que atrairá a atenção do leitor;
  • Imagens: precisam ter uma boa qualidade e mostrar ao leitor as coisas de forma simples e amigável.

 

Paciência

Para chegar na primeira página do Google, o processo é longo e demorado, portanto, paciência é uma palavra que precisa ser considerada nesses momentos.

Não é porque o site começou a utilizar as técnicas de SEO hoje, que amanhã ele estará ocupando o primeiro lugar do Google.

Esse processo demora e deve ser reconhecido através de conteúdos de qualidade e de autoridade no ramo, o que também são aspectos que demoram ser conquistados.

Mas com o tempo, o Google reconhece suas qualidades e considera seu trabalho como autêntico, assim, com total certeza a primeira página será alcançada.

Mas é importante nunca desistir, sempre continuar a desenvolver.

Diante disso, podemos mencionar a importância de manter uma frequência de postagens, o Google gosta disso e dá valor aos que trabalham frequentemente.

 

Categorias e Estrutura do Site

O posicionamento da página no site tem um impacto sobre o quão relevante o Google considera seu conteúdo, isso é feito por meio da estrutura do site, com conteúdos colocados em categorias que também são relevantes para o melhor posicionamento do termo de busca.

Nomear suas categorias e subcategorias utilizando palavras-chave não só beneficiará essas páginas, mas também as páginas listadas dentro delas.

 

Anúncios

Os anúncios são uma boa forma de divulgação do trabalho ou site, através deles é possível alcançar as pessoas corretas e aumentar a visibilidade do seu site.

Além disso, é capaz que você tenha disponível estatísticas e dados personalizados através dos anúncios, o que ajuda a entender o que o público deseja.

Se a empresa não estiver com tempo para anúncios, existem meios que possibilitam a programação do dia, hora e quantidade de amostras que vão ser feitas – É o avanço da tecnologia chegando para ajudar os empresários a conseguirem o sucesso.

 

Posicionamento do Anúncio

Se sua página estiver coberta por anúncios que tornam o conteúdo difícil de acessar ou ler, isso afetará negativamente o ranqueamento.

Isso é difícil para os webmasters, pois exige um equilíbrio entre a lucratividade de uma página e as classificações, em última análise, quanto mais baixo o ranqueamento, menos visitantes.

Especificamente, o posicionamento do anúncio acima de um conteúdo é problemático, assim como os anúncios que interferem no próprio conteúdo.

Se você tiver muitos anúncios situados acima do conteúdo da página – como textos – teste arrastando eles para a lateral ou no rodapé da página, e veja se há um impacto nas classificações.

O Google quer primeiro o conteúdo, depois os anúncios.

 

Layout da Página

Semelhante aos problemas com muitos anúncios, o Google analisa o layout da página como um todo.

Se o seu conteúdo estiver abaixo de um anúncio ou imagem, isso pode causar problemas para você, portanto, certifique-se de que o conteúdo escrito comece acima deles.

Se, por exemplo, você começar postagens com imagens grandes, pense em adicionar um título acima da imagem.

 

Usar Recursos e Ferramentas Adequadas

Um ótimo recurso para auxiliar nesse processo é a ajuda de agências de marketing, essas agências trabalham para fortalecer a marca e aumentar os resultados dos seus clientes, ao mesmo tempo que levam conhecimento, insights e inspiração para os clientes dos seus próprios clientes.

Ela fornece trabalhos como: Design Gráfico, Inbound Marketing, Gestão de Tráfego, SEO – Otimização de Sites, Gestão de Redes Sociais, Web Design, Marketing de Conteúdo, Automação de Marketing e muito mais.

Além de possuir uma equipe totalmente especializada.

 

Conclusão

Para que sua estratégia de SEO seja mais eficiente, converse com uma agência de SEO sobre quais palavras-chave recomendam para obter tráfego na primeira página de pesquisas do Google e pondere se o tráfego que você pode obter vale o dinheiro que está sendo solicitado.

Além disso, é muito importante fornecer informações sobre a sua marca e os serviços que você oferece, dessa maneira, será muito mais fácil de engajar um público específico.

Se o seu negócio está atendendo a um nicho local, palavras-chave long-tail são uma forma ideal de impulsionar sua classificação no Google para obter tráfego adicional – Como por exemplo, “agência de Search Engine Opitimization em Curitiba”.

Nos conta mais sobre suas experiências com ranqueamento de páginas nos principais resultados de busca do Google – Vamos adorar saber!

Ah, e não hesite em nos enviar uma mensagem, caso esteja com alguma dúvida, logo um de nossos consultores entrará em contato.