Decoração

Como Escolher o Tapete Infantil Ideal para o Quarto?

tapete infantil

A decoração do quarto infantil não se resume só a mobília, os tapetes também tem sua importância. O ambiente deve evoluir assim como os pequenos, para cada idade é um novo visual e novas funções são exigidas.

Quando montamos uma decoração, o tapete infantil é escolhido conforme o espaço e o que se pretende com ele, podendo variar de formatos e tamanhos, e conforme o tema do quarto. Porém, alguns cuidados devem ser tomados.

No caso do quartos de bebês recém-nascidos, evitar tapetes leves e sem aderência, para que não crie ´orelhas´ e o tapete dobre, pois nessa fase a mamãe fica tão distraída, que o cuidado em esticar toda hora o tapete pode passar despercebido e levar a uma queda.

Veja algumas dicas para escolher o tapete infantil para o quarto da criança

Na hora de escolher o tapete infantil para o quarto do seu bebê, atente-se a idade do pequeno, pois cada fase precisa de um cuidado especial:

  • Recém-nascido: Opte por tapetes emborrachados e antiderrapantes, com pouco pêlo. Os de crochê costumam ser lindos e podem ser reforçados com uma fita aderente.
  • Bebês de 2 a 6 meses: Os tapetes de atividades são uma excelente pedida de distração para o bebê, pois eles podem ser levados para onde for, além de mexer com os sentidos do bebê.

Assim como os térmicos, tendo uma camada de emborrachado que ajuda na proteção de quedas são ótimos para decorar o quarto infantil, coloridos, e de diversos tamanhos, o bebe que ainda está na fase de ficar deitado aproveitará bastante.

A cor do tapete é muito importante, pois o bebe precisa ser estimulado. Mas tome cuidado com as cores fortes e chamativas, que podem estimular demais. O ideal são cores claras e suaves.

As crianças maiores também amam tapetes, e quanto mais fofo e colorido for, mais tempo eles vão passar ali.

Nesta fase pode se apostar em algum tapete com personagens, formatos diferentes, temas, muito importante que sejam antiaderente, eles amam correr e pode se tornar um perigo a sua peça de decoração.

A principal tarefa do tapete infantil para o quarto da criança?

Aquele soninho da tarde no chão da sala fresquinha, a segurança de que ali está quentinho e que se ele rolar não vai machucar. Essa é apenas uma das principais tarefas do tapete para o bebê!

A fase em que ele está descobrindo os pés e as mãos, onde ele ficar no colo já não é mais tão legal. Com o tempo, os bebês precisa ter seu espaço de conhecimento e as mamães tempo para as tarefas diárias.

Com um bom tapete infantil no quarto, bebê pode passar horas deitadinho no seu tapete, até adormecer, assim também como pode treinar seus primeiros movimentos para engatinhar sem sentir dor, pois o tapete está amortecendo o impacto.

Como Organizar o Armário Fácil

 

Como o tapete ajuda na decoração do quarto infantil e no desenvolvimento da criança?

Quando saímos do banho procuramos um lugar sequinho para nos enxugar, os tapetes além de ajudar na decoração do quarto infantil são ótimos para isso.

A peça dá destaque ao ambiente, além de reduzir o contato com o chão frio, ajuda no impacto, e serve para vários momentos como aqueles nos quais jogam os brinquedos todos no chão para achar o preferido, dentre outras inúmeras atividades importantes para o bebê conhecer sobre o mundo de maneira confortável.

Já se tem tapetes com atividades sensoriais com barulhos, texturas, cores, e movimentos.

Cada um é escolhido de acordo com a fase e decoração do quarto infantil, de modo que tragam bons momentos.

Como Combinar Cores de Almofadas com Sofá?