Como trabalhar nos Estados Unidos? O que é preciso fazer para conseguir um emprego nos EUA? Existe demanda suficiente de emprego para que todos os brasileiros interessados consigam uma vaga? Vale a pena receber em dólar mesmo ela sendo a moeda que mais está se desvalorizando no mundo? Quanto ganha alguém que trabalha nos EUA? Consigo trabalhar nos EUA durante um intercâmbio?

Trabalhar nos Estados Unidos da América sempre foi o sonho de muitos brasileiros. Tanto é verdade que até no início dos anos 2000 era comum quem atravessasse a divisa do México com os EUA com o auxílio de coiotes, correndo perigo de ser pego, tomar uma bala ou ser extraditado.

Essa prática diminuiu, mas ainda continua ativa. Agora, cresce cada vez mais o número de brasileiros que se mudam para os EUA para ganhar em dólar, independentemente da tarefa que seja realizada. Na prática, a grande maioria dos brasileiros viaja com um visto de turista e fica por lá por um período maior do que o estipulado pela Lei.

É por isso que, é necessário conhecer um pouco mais do que diz a Lei norte-americana sobre a imigração, visando se proteger de possíveis extradições. Ao ser extraditado, você nunca mais poderá voltar para o país, nem mesmo a passeio, por isso é necessário ter o maior cuidado com sua documentação, buscando deixá-la em dia.

Neste conteúdo, vamos explicar a você nosso leitor sobre como trabalhar nos Estados Unidos, podendo até mesmo ganhar um Green Card, documento que viabiliza sua estadia no país por tempo indeterminado. Quer saber mais sobre o assunto para fazer suas malas? Leia conosco, vamos lá!

Como trabalhar nos Estados Unidos?

Afinal, como trabalhar nos EUA? Bem, vamos mencionar a você o método mais escolhido pelos brasileiros, não sendo o mais correto perante a Lei, mas que funciona bem e que pode até mesmo garantir sua estadia permanente no país, através do Green Card, como mencionamos anteriormente. Leia:

Vá até o Consulado norte-americano no Brasil e tire seu visto

O primeiro passo é tirar o seu visto. Como mencionamos anteriormente, vamos explicar o método mais utilizado pelos brasileiros, sendo o mais fácil para conseguir “fazer uma grana”. Inicialmente, você deve ir até o site do Consulado norte-americano e marcar uma data e hora para sua entrevista.

Esse é o primeiro passo e não tem como evitá-lo. Algumas pessoas buscam pular essa parte, pagando uma passagem longa de ida para uma das cidades onde tem Consulado norte-americano no Brasil (Brasília, Recife, Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro), achando que será atendido e entrevistado ao bater na porta.

Porém, a passagem de volta pode ser mais rápido do que imagina. Para evitar esse tipo de constrangimento, marque hora e data pelo site oficial do Consulado!

Tire o seu passaporte

Lembre-se de que mesmo já tendo o visto, será necessário ter um passaporte. O passaporte também deve ser feito com hora marcada, pelo site da Polícia Federal. Compareça na data e hora marcada em um posto da PF mais próximo de sua casa, de acordo com o agendamento. O seu documento fica pronto em até 45 dias, em média.

Na entrevista, solicite um visto de turista

Ué, mas eu não vou para os Estados Unidos trabalhar? Por que não tiro um visto para trabalhar ao invés do visto de turista? Acontece que, se você não tiver um contrato com uma empresa norte-americana ou um motivo muito bom para viajar a trabalho para lá, jamais conseguirá um visto como esse.

O mais fácil é através do visto de turista, e vamos explicar o porquê depois. Lembre-se de marcar a opção “Visto para turista” no agendamento do site do Consulado norte-americano. Após a entrevista ser realizada, aguarde até que o resultado saia. Caso seja positivo, deve voltar até o Consulado para retirada do documento.

Consiga um emprego

Agora vem a parte mais difícil. Depois de conseguir o seu visto e passaporte, está na hora de viajar até os EUA. A nossa dica é que viaje com um bom caixa de segurança, para garantir caso não consiga um emprego logo de cara. Sempre tenha contato com algum conhecido que já mora por lá, e que poderá lhe ajudar nos primeiros meses.

Inicialmente, você conseguirá empregos como bico, do tipo pintor, faxineira, atendente de fast food tipo cachorro quente, etc. O ideal seria saber falar inglês fluente, pois a chance de conseguir um contrato em uma empresa melhor é bem maior.

Consiga um emprego fixo

Como trabalhar nos Estados Unidos? Bem, você já conseguiu, mas terá de voltar ao Brasil quando seu visto acabar. O que fazer para ficar? Após a data de vencimento do visto chegar, você tem até 12 meses para regularizá-lo.

Além desse período, você pode ser extraditado. Mas, se você conseguir um emprego fixo, ou seja, se uma empresa lhe contratar, automaticamente você consegue um Green Card, ganhando a permanência contínua no país. Até a próxima!