Educação

Curso básico de informática, o que você vai aprender?

Curso básico de informática, o que você vai aprender?

É muito importante ter os conhecimentos mínimos em informática hoje em dia, sendo um requisito de sobrevivência nos dias atuais. O conhecimento é importante para o trabalho, para a vida acadêmica, atividades de entretenimento, conversar com amigos ou conhecer até novas pessoas.

Saber manipular um computador e dominar todos os conhecimentos da internet vai permitir que você se integre socialmente e assim aumente as suas chances de prosperar em todas as áreas sociais e pessoais.

E se por um acaso você, sempre desejou se lançar nesse universo e nunca teve coragem, saiba que através de um Curso de Informática você estudará sobre o mundo da informática de forma rápida e prática.

Neste artigo queremos lhe passar alguns assuntos que são abordados no curso.

O curso básico de informática é um dos cursos mais procurados atualmente, e as escolas de cursos profissionalizantes investem pesado nessa área. Conhecer o mundo do computador e de seus sistemas operacionais, desde ligar e criar pastas na área de trabalho; aprender a digitar de forma correta, acessar a internet, conhecer e utilizar alguns programas do pacote Office, esses são alguns dos assuntos que são ensinados no Curso de Informática. Ele tem extrema importância para dar o pontapé inicial na sua carreira e currículo.

Então, pegue caneta e papel, e anote tudo que vamos lhe passar.

Vamos lá?

O que se aprende em um curso básico de informática?

Como o próprio nome já menciona, o curso é básico, e nele será ensinado as teorias, funções e programas básicos de um computador. E entres esses conteúdos, podemos destacar os tópicos principais:

  •         O computador
  •         Área de trabalho;
  •         Como funciona o HD;
  •         Pastas;
  •         Salvar arquivos;
  •         Programas Office;
  •         Acessar internet;
  •         Digitação.

O que se estuda em um curso de informática?

O computador: umas das primeiras matérias que se estuda no curso é sobre o computador, pois nada é feito sem ele. Você terá a opção entre uma máquina PC ou um notebook. Se você deseja utilizar o seu computador para assistir filmes ou fazer edição de imagem, os notebooks são uma excelente opção. O PC, eles compensam por ser um design top de linha, que visa a facilidade e velocidade do seu uso, e com suas telas com qualidade muito superior.

Programas: A maioria dos softwares de escritório, como o Office e Powerpoint estão disponíveis tanto para o sistema operacional PC como para o notebook, eles são pagos com um sistema de licença anual. Existem também softwares gratuitos que os desenvolvedores oferecem de forma gratuita na web, como por exemplo, o Apache OpenOffice, que é um pacote de escritório grátis para download. E a maioria dos sistemas operacionais vão requerer o download de um software específico, como por exemplo, o Microsoft Visual Basic ou a programação Java. Alguns serão pagos, mas, sempre haverá os softwares gratuitos.

Internet: esse conteúdo é obrigatório em todos os cursos. Seja para encontrar o seu futuros cursos, mandar mensagem para os seus amigos, assistir às aulas por um webcam ou trocar e-mails e documentos com seu professor da faculdade, entre outras funções para o seu conhecimento.

 

Certamente, você sabe que vai aprender muito mais do que esses três assuntos. Porém, como funcionam as aulas para os iniciantes? O que será aprendido? Como são as aulas?

Fique ciente, que os conhecimentos que são aprendidos e adquiridos neste curso são muito mais abrangentes do que você possa imaginar.

Na sua primeira aula, você aprender sobre:

  •         Ligar e desligar o computador;
  •         Conectar à Internet ao seu computador;
  •         Usar o navegador;
  •         Configurar o seu software de e-mail;
  •         Salvar documentos;
  •         Imprimir um determinado documento;
  •         Importar fotos tiradas pela câmera do seu celular;
  •         Enviar anexos por e-mail.

Com o curso você aprenderá a usar softwares específicos para transferir arquivos pesados ​​para os amigos e colegas de faculdade, que são pesados demais para enviar por e-mail.

Mas, não pense que o conteúdo de informática básica para por aí.

Muitas instituições de ensino pelo Brasil oferecem cursos básicos e a sua grade pode variar de plataforma para plataforma. E se o aluno escolher aulas particulares, o conteúdo poderá variar em função das necessidades do aluno, como por exemplo, você deseja dar uma melhorada no seu CV? Deseja prestar um concurso público? Tem o objetivo de dominar informática para gerenciar as suas redes sociais com grande maestria? Então, o professor particular poderá direcionar e criar um cronograma de acordo com o perfil dos alunos, com o objetivo de atender às suas necessidades e dificuldades.

 

Depois de ler sobre o curso básico de informática, o que você vai aprender, você ficou com alguma dúvida?

Se você gostou do que leu, comente aqui embaixo sobre essas dicas e mande os resultados logo a seguir. E se quiser compartilhe essas dicas com os seus amigos e amigas.

Grande abraço e até o próximo post!