Educação

Diferença entre o ensino presencial e a distância

Porque devemos escolher a profissão que valorize nossos esforços

Cada vez mais a educação tem buscado melhores metodologias de ensino, proporcionando métodos que possam aproximar os estudantes a uma boa educação. 

 

Sabemos que atualmente há diversos métodos de ensino e de educação, como é um exemplo clássico, presencial, à distância e de forma híbrida. 

 

Os ensinos presenciais é aquela educação tradicional, em que o aluno vai a uma escola, a educação a distância é um método de ensino online, ele é mais flexível e permite que o aluno aprenda sem precisar sair de casa.

 

Por fim, temos o ensino híbrido que compõem o ensino de forma virtual e o presencial. Este método de ensino-aprendizagem é mais utilizado em cursos EAD e também em preparatórios de concurso público. Porém, com a pandemia nos dias atuais, possibilitou que as escolas presenciais fizessem este método de ensino. 

 

Apesar destes ensinos serem conhecidos na sociedade, muitos ainda não sabem a diferenças entre o ensino presencial e a distância, quais as vantagens e desvantagens proporcionada por ambos.

 

Assim, preparamos um artigo completo para você que quer seguir uma carreira, ter um curso técnico ou de graduação e possui dúvidas com relação a que ensino procurar. Se é presencial ou a distância.

 

Por isso, não deixe de conferir este artigo com a diferença entre o ensino presencial e a distância, para que você possa decidir a melhor opção para sua futura carreira. 

Sobre o ensino presencial

Esta é a forma mais tradicional de ensino. Todo o conteúdo do curso é exibido em sala de aula, e os alunos e professores se reúnem em sala de aula todos os dias. 

 

O horário segue o calendário e respeita o número de cursos, que podem ser de manhã, à tarde ou à noite. Outra característica é que, para ser aprovado, o aluno deve atingir, no mínimo, 75% de presença nas aulas, dependendo de sua presença na sala de aula.

Sobre o ensino à distância

Uma das características do ensino à distância é sua flexibilidade, ou seja, o aluno pode assistir às aulas no seu horário e local de preferência, desde que esteja conectado à Internet por meio de um computador, tablet ou smartphone. 

 

Esse tipo de curso online é ideal para quem tem uma agenda lotada, mas quer se qualificar e se adaptar ao mercado de trabalho.

Quais são as diferenças entre o ensino presencial e a distância?

Tanto o ensino presencial e a distância buscam o mesmo objetivo final, o aprendizado do indivíduo por meio do processo formativo. No entanto, suas trajetórias para atingir esse objetivo são bem diferentes. 

 

Abaixo, listamos algumas das principais diferenças existentes entre esses métodos.

Alcance

Quem não sabe que alguém precisa se deslocar para fazer um determinado curso que não está disponível em sua cidade? Ou você realmente quer fazer um curso superior, mas o número de vagas é super limitado? Os cursos a distância em todo o território nacional democratiza a educação. A cobertura é mais ampla, então há mais oportunidades em termos de demanda.

Custo

Este é um tema extremamente importante, que tem muitas vezes um significado decisivo no processo de tomada de decisão de abertura de um curso. 

 

Os cursos a distância são 20% mais baratos do que os cursos presenciais. 

 

Obviamente, manter um ambiente físico é mais caro do que reservar espaço para gravação de vídeo em sala de aula ou produção de conteúdo. 

 

Neste momento, para quem quer continuar os estudos, mas está com problemas de orçamento, a educação a distância tornou-se uma opção muito atrativa.

Didática

Os métodos de mediação de professores ou mentores variam muito. Na educação a distância ou semipresencial, nos concentramos nos métodos de ensino híbrido em sala de aula. 

 

Além disso, o processo autônomo do aluno é obrigatório. Ele precisa construir seu próprio aprendizado, mesmo que consiga acompanhar o professor. 

 

Para a educação presencial, estamos acostumados com o modelo de sala de aula. Geralmente centrado no professor.

Entregas

O formato de entrega de trabalhos e chamada pode ser completamente diferente nos dois modos. 

 

Quando pensamos em aulas do ensino presencial, sempre pensamos no contato direto com o professor. Isso mudou no ambiente virtual. 

 

A entrega pode ser solicitada através de diversos meios técnicos, sendo que a chamada só poderá ser contabilizada após a entrega destes materiais.

Experiência

Sair de sua casa, apreciar o ambiente universitário e  dar uma volta pelo campus é realmente uma experiência que o ensino à distância não pode proporcionar. Talvez em um futuro próximo, com óculos de realidade virtual, você possa vivenciá-lo no espaço de ensino.

Gestão do tempo

Se o ensino à distância oferece flexibilidade, por outro lado, requer gerenciamento de tempo. Os alunos precisam se adequar para não perder prazos e entregas. Esse controle é feito por ele. 

 

Saber organizar o seu trabalho diário é fundamental para se manter ativo na plataforma virtual de aprendizagem e utilizar todos os materiais de última geração.

Interação

Muitas pessoas imaginam que apenas um ambiente físico pode fornecer interação humana. Mas o fato é que os ambientes virtuais também são locais adequados para promover relacionamentos mútuos. 

 

Por meio de fóruns, espaços abertos para comunicação ou mídias sociais, você pode manter contato com os colegas. 

 

As conferências pela Internet e as videoconferências também facilitam essas interações. 

 

A diferença é que a interação nem sempre é sincronizada, claro que as conversas da hora do almoço e do café só são adequadas para os cursos presenciais.

 Mobilidade

Logística e orçamentos mensais de viagens são questões que previnem e incentivam interrupções nas aulas. 

 

É dirigido principalmente a residentes em grandes áreas urbanas onde o trânsito afeta diretamente na qualidade de vida das pessoas.

Tecnologia

A tecnologia multimídia é essencial para o desenvolvimento de atividades de ensino à distância. Ambos acompanham o curso e publicam a entrega de cada tópico. 

 

Nestes casos, recomenda-se que o aluno possua conhecimentos básicos para poder operar instrumentos técnicos e realizar as tarefas propostas.

 

Ambos os métodos de ensino, ensino presencial e a distância, têm seus prós e contras. Isso depende muito das necessidades de cada aluno.

 

Não podemos acreditar que a educação a distância seja inferior à educação presencial baseada no bom senso. Afinal, são propostas diferentes.