Educação

5 melhores cursos de inglês

Curso de inglês

Atualmente existem várias opções de cursos de inglês disponíveis para qualquer pessoa e de qualquer idade. Com tantas alternativas fica até difícil escolher um entre esses cursos, além disso, também é preciso fazer uma pesquisa para encontrar um que se encaixe nos nossos objetivos, e isso leva um certo tempo, mas que é de grande importância para que a escolha seja feita de forma correta e você consiga obter sucesso no curso.

Com a correria do dia a dia, é até um pouco difícil encontrar um tempinho livre para pesquisar quais são os melhores cursos de inglês, por isso, fique atento a algumas dicas que podem te ajudar e facilitar a sua escolha, dessa forma quando você irá precisar de menos tempo para encontrar o curso de inglês que está buscando. 

Confira neste artigo algumas dicas valiosas e quais são os 5 melhores cursos de inglês.

Quanto tempo demora um curso completo de inglês?

Um curso de inglês completo no Brasil, de nível avançado, pode variar de instituição para instituição e também da carga horária. Uma pessoa que estuda mais de 4 vezes na semana terá progresso mais rapidamente do que quem só estuda 2 vezes. Quanto mais aulas o curso ofertar no decorrer da semana menor será a duração total do curso.

Outro fatores que podem influenciar no tempo de duração do curso é a dedicação do cursista, o empenho que ele emprega e também, a qualidade da instituição que ele escolheu para cursar. Dessa forma, algumas pessoas conseguem alcançar a fluência em até seis anos de estudo, enquanto outros levam de 8  a 10 anos para isso. 

Para quem deseja ser fluente na língua e reduzir o tempo de duração do curso de inglês, o mais recomendado é fazer um intercâmbio, dessa forma o aprendizado é mais efetivo e também ocorre de maneira mais rápida.

Quanto tempo demora para se tornar fluente em inglês?

É estimado que uma pessoa necessite de cerca de 800 horas de estudo sobre o assunto e estudando de forma direcionada para conseguir a fluência na língua. 

Essas 800 horas podem variar para mais e para menos, pois há diferentes tipos de entendimento sobre fluência, dessa forma o aluno pode entender que ele já está fluente quando atinge um certo de nível de conhecimento, já para outro aluno, ele pode achar que ainda não aprendeu tudo que deveria e resolve prosseguir estudando. 

Esse tempo também pode ser influenciado pelo empenho do aluno e pela forma como a instituição ensina.

Quanto tempo é preciso para ser fluente em inglês?

São necessárias cerca de 1200 horas para uma pessoa se tornar fluente na língua inglesa. Esse tempo foi estipulado por algumas instituições de idioma, que consideraram esse tempo como sendo o ideal para que qualquer indivíduo pudesse aprender inglês, considerando todo um conteúdo programático e feito de forma planejada. 

No entanto, esse tempo também irá depender do aluno, da dedicação empregada por ele e do ritmo de aprendizagem dele, entre outros fatores.

Quais são as dicas para escolher o melhor curso de inglês? 

Confira abaixo 11 dicas de como escolher o melhor entre  os cursos de inglês disponíveis no mercado:

  1. Faça um teste na plataforma: se for possível, tente fazer um teste na plataforma para saber o modo como ela funciona. Algumas instituições dão um período para que os alunos possam conhecer a plataforma e como ela funciona, bem como a metodologia abordada e as ferramentas de ensino, dessa forma o aluno pode ver se ele conseguirá obter um desempenho adequado com essas ferramentas.
  2. Analise o funcionamento da plataforma no celular: se você estiver cursando de forma online é bom que seja possível ter acesso ao conteúdo em qualquer local e hora, por isso é bom saber se todos os recursos da plataforma funcionam no celular.
  3. Realize um teste para testar o seu nível: procure saber se a instituição faz algum teste de nível, dessa forma você pode economizar tempo e não ter que estudar algo que já tem domínio. O mais indicado é que o teste utilize CEFR (Common European Framework of Reference) com níveis de proficiência.
  4. Entenda quais são as habilidades que serão trabalhadas: o comum é que os cursos trabalhem as habilidade de audição, fala, escrita e leitura. Veja se o curso foca em algumas dessas habilidades e se isso está de acordo com os seus objetivos.
  5. Procure saber se terá aulas ao vivo: o mais recomendado é escolher um curso que além das atividades virtuais, também sejam ofertadas e exercícios ao vivo, que podem ser feitos de forma individual ou em grupo. Essa forma de mesclagem permite que os alunos interajam entre si e possibilita que dúvidas pontuais sejam tiradas.
  6. Procure saber mais informações acerca dos professores: é bom procurar saber mais sobre o perfil profissional dos professores, se eles são nativos, de que lugar eles são, se fizeram algum tipo de prova para trabalharem na instituição, se eles já tem muita experiência na área e na forma de ensino, saber dessas informações pode te ajudar no momento da escolha.
  7. Faça uma análise das atividades complementares: analise as formas de ensino que a escola oferece, tais como: atividades complementares, exercícios, diálogos, prática oral e outras, pois é por meio dessas formas de ensino que você será ensinado e avaliado. Fique atento também nas formas de correção de erros e de dúvidas, pois é muito importante que os erros cometidos  sejam discutidos de forma que se possa aprender com eles.
  8. Conheça qual será a carga horária do curso: aprender exige dedicação e isso demanda tempo. Dessa forma é importante conhecer qual será a carga horária estimada e sempre desconfie de promessas de aprendizado em um curto período, afinal de contas, aprender é um processo e demanda tempo.
  9. Conheça o tipo de suporte que a escola oferece aos alunos: esse é um ponto de grande importância na hora de escolher entre os cursos de inglês, saber quais são as formas de se relacionar e entrar em contato, seja para informar falhas na plataforma, tirar dúvidas, reclamar de alguma ferramenta com defeito no sistema ou qualquer outra coisa.
  10. Leia com atenção as particularidades presentes no contrato: conheça qual a duração do contrato que irá assinar, as condições previstas nele, se ele inclui taxas ou multas, o que irá acontecer em caso de desistência e muito mais, saber dessas condições pode evitar ser pego de surpresa no futuro.
  11. Faça uma comparação entre os benefícios e os valores que serão pagos: ao fazer sua escolha entre os vários cursos de inglês disponíveis, é importante fazer uma avaliação geral e conhecer os benefícios e custos que cada opção oferece. Uma boa forma de fazer essa comparação é reunir as informações e comparar entre elas, isso pode te dar uma visão mais ampla sobre as opções que você tem e te ajudar a fazer uma escolha mais adequada.

5 melhores cursos de inglês

Veja abaixo os 5 melhores cursos de inglês que podem ser feitos de forma online, sem sair de casa:

  • Edune cursos: é uma ferramenta que te dá a opção de fazer um curso de inglês completo. Ao concluir o curso você tem a opção de emitir seu certificado digital. E assim comprovar que se qualificou e se atualizou para o mercado!
  • Duolingo: Essa é uma plataforma muito conhecida e que se baseia em atividades de tradução e de associação como método de ensino de frases e palavras.
  • Babbel: Essa também é uma plataforma que se baseia em atividades de tradução e de associação para que o aluno aprenda frases e palavras, ele funciona de forma parecida com o Duolingo.
  • LingQ: é um programa  de aprendizado que se baseia em ensino por meio de correções de textos e de práticas de leitura em áudios. Ela é indicada para quem já possui um nível médio em inglês.
  • Italki: seu funcionamento é similar ao de um hub. Na plataforma há várias atividades de correção de textos, o objetivo dessa  plataforma é que você possa fazer a contratação de um professor.