Gastronomia

Receita de Pudim de Pão de Padaria

como fazer pudim de pao de padaria

O pudim de pão de padaria é uma sobremesa que evoluiu ao longo dos anos.

No começo, foi feito com pão duro, leite e ovos, mas agora podemos encontrar receitas que incluem frutas, chocolate, açúcar… 

Devido à sua praticidade e baixo custo, tornou-se muito popular em todo o país e em outros países, como a Argentina.

Hoje em dia, há muitas receitas de pudim de pão de padaria que você pode personalizar adicionando ou removendo ingredientes.

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre como fazer um delicioso pudim de pão de padaria, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Veja mais: Acompanhe nossas outras receitas aqui no site

Receita de pudim de pão de padaria

Ingredientes

  • 550 gramas de pão do dia anterior
  • 1 litro de leite
  • 200 gramas de açúcar mascavo
  • 150 gramas de açúcar branco
  • 1 colher de chá de noz-moscada
  • 4 ovos
  • 80 gramas de manteiga
  • 1 colher de chá de cravo
  • 1 colher de chá de canela em pó
  • 1 colher de sopa de raspas de limão
  • 1 colher de sopa de raspas de laranja

Modo de preparo

Comece a receita preparando o caramelo. Então, deixe o açúcar em uma panela ou frigideira em fogo médio com um pouco de água e mexa até dissolver.

Quando estiver pronto, coloque o caramelo no molde a ser usado e mova-o para que seja distribuído por todo o recipiente.

Despeje o leite com canela, noz-moscada, cravo, açúcar mascavo e uma pitada de sal em uma panela pequena. Aqueça em fogo médio até ferver, mexendo a mistura constantemente.

Quando começar a ferver, deixe a preparação no fogo por 3 minutos, mexendo e desligue. Polvilhe as raspas de limão e laranja por cima e mexa tudo muito bem.

O pão a ser usado para fazer pudim de pão de padaria pode ser pão velho ou duro, mas em boas condições.

Coloque o pão cortado em uma tigela e despeje o leite temperado, a manteiga derretida e os ovos por cima, para que cubra o pão o máximo possível. Misture para que o pão absorva bem o líquido.

Com a ajuda de um garfo, misture e esmague os pedaços de pão para que eles se dissolvam da melhor maneira possível. 

Despeje a mistura de pão no molde com o caramelo e distribua a massa. Asse o pudim de pão de padaria em banho-maria a 180 ° C por aproximadamente 45 minutos. 

Se você não tiver uma assadeira no banho-maria, terá que cozinhar o pudim no forno a 150 ° C por 30 a 35 minutos.

Quando estiver dourado, tire-o do forno e desmolde-o com cuidado.

Deixe descansar e sirva quando estiver frio. Se a receita de pudim de pão de padaria não for consumida, ela pode ser armazenada na geladeira em um recipiente hermético ou embrulhada em filme aderente.

Veja uma variação dessa mesma receita

Informações adicionais

Agora que você sabe como é fácil preparar pudim de pão de padaria, vamos ver como você pode servi-lo para melhorar sua apresentação e oferecer uma sobremesa o mais completa possível:

  • A maneira mais simples e decorar o pudim com chantilly. Você pode optar por um creme chantilly simples ou dar um toque de sabor e fazer, por exemplo, chantilly de coco.
  • O chocolate derretido é outro excelente acompanhamento para qualquer pudim. Pode ser chocolate escuro ou chocolate branco.
  • Frutas picadas naturais também podem ser uma excelente opção para decorar pudim de pão de padaria. Você pode usar banana, maçã, pera…

Gostou de saber mais sobre como fazer pudim de pão de padaria? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Receita retirada do site Naoca.