Saiba o que é uma pinça para biópsia e como é utilizada!
Você já viu uma pinça para biopsia? É um equipamento utilizado especialmente durante endoscopias e é de suma importância nas endoscopias com biópsia, uma vez que são as pinças que fazem a coleta das amostras. Apesar da aparência estranha e até um pouco intimidadora, o equipamento e suas variantes são extremamente seguros. Vejamos mais sobre como esse equipamento é utilizado e o que exatamente ele é!
Como é feita a endoscopia digestiva alta?
O procedimento é realizado por meio de um tubo chamado endoscópio que possui dentro de si um pequeno chip e uma câmera. Feita a sedação do paciente, o tubo é inserido pela boca do paciente (com o auxílio de equipamentos para proteger a boca) de forma a alcançar o sistema digestivo, e uma vez lá dentro, o tubo se locomove pelo trato digestivo e transmite para o médico imagens das mucosas do paciente.
É um procedimento considerado bastante seguro e não representa riscos significativos para o paciente. No entanto, alguns efeitos colaterais como dificuldades para respirar, batimentos cardíacos desacelerados e letargia podem ser sentidos em decorrência do sedativo.
Quando é necessário fazer endoscopia com biópsia?
A endoscopia com biópsia se faz necessária quando é encontrada alguma forma de anormalidade ou problema no trato digestivo. Nesse caso, faz-se a coleta de tecido da região para que seja feita uma análise, análise essa que tem por objetivo identificar de maneira mais precisa o que é o problema.
Tipos de pinça para biópsia
Existem inúmeros tipos de pinça para biopsia, e cada um deles tem uma finalidade própria. Os mais comuns são a pinça de biópsia descartável, que tem por finalidade coletar o material de forma otimizada, a pinça de biópsia descartável com revestimento, que também tem por finalidade coletar o material de forma mais precisa, mas possui um revestimento para diminuir a fricção entre o trato digestivo e o tubo, a pinça de retirada de corpo estranho, entre outros.
Materiais usados no procedimento de endoscopia com biópsia
Os materiais que mais comumente são utilizados durante a endoscopia com biópsia, além da pinça para biópsia, são o bocal descartável, que serve para proteger a boca do paciente, a escova de limpeza descartável, para higienizar o endoscópio, o sedativo para que o paciente não desperte durante o exame e não sinta nenhum incômodo, entre alguns outros.
Qual a importância das pinças cirúrgicas em procedimentos como esse?
Pinças cirúrgicas de qualidade são imprescindíveis em procedimentos cirúrgicos, uma vez que a manipulação da pele, dos músculos e demais tecidos do paciente é feita por meio delas. A utilização da pinça errada para a ocasião, ou de uma pinça de má qualidade, pode ocasionar em lesões ao paciente, lesões essas que podem ocasionar em uma situação grave. Por isso, é fundamental saber que pinça usar em qual ocasião, e usar uma pinça de boa qualidade.
Saber para que servem os equipamentos utilizados em certos procedimentos é muito importante, tanto para os profissionais quanto para os leigos. No caso dos profissionais, trata-se simplesmente de saber exercer sua profissão sem cometer erros que possam prejudicar a vida alheia, e para os leigos, é interessante saber como funciona o procedimento que será feito em você e como proceder caso algo dê errado. Mas uma coisa é certa: conhecimento nunca é demais.
Comments are closed.