Tipos de ESP32: Conheças os principais

O ESP32 facilita o trabalho de muitas pessoas que atuam com a programação e necessitam de um produto robusto, de qualidade, prático de usar e que entregue excelente performance nos projetos construídos em casa ou na escola com os alunos. 

Este é mais um tipo de produto que você tem disponível para incrementar em suas construções e torná-las completas e funcionais. Se você nunca ouviu falar sobre este objeto, a Eletrogate explica agora!

O que é o ESP32?

É um componente pequeno desenvolvido pela empresa Espressif que, através de sua criação, promete entregar mais funcionalidades ao ESP32 do que seu antecessor, ESP8266. O seu modelo é avançado e tecnológico, permitindo que os criadores e desenvolvedores de projetos o usem para melhorar as suas construções.

O microcontrolador é de baixo custo, consome pouca energia e em seu interior encontramos um microprocessador, chamado Tensilica Xtensa LX6, apresentando duas variações de dual-core e single-core. É o componente que mais entrega benefícios àqueles que o adquirem e a Eletrogate explica para quê serve:

Para que serve?

O microcontrolador é compatível com vários projetos de Internet das Coisas (IoT), na robótica, automação residencial e qualquer confecção que envolva a internet. Isto é possível graças ao seu mecanismo que possui suporte ao Wi-Fi, Bluetooth 4.2 e o Bluetooth Low Energy. 

Além disso, o componente apresenta diversos pinos de entrada e saída, que servem para controlar outros tipos de componentes eletrônicos, como os sensores, displays e motores para melhorar a qualidade da criação.

Como funciona?

Graças aos 8 KB presentes no microcontrolador, você acrescenta dados e programas na SRAM para gerenciar temporizadores ou periféricos rapidamente, mesmo que ele esteja no modo de hibernação. 

Para melhorar a comunicação com o meio digital e facilitar o trabalho, o componente possui Sistema em Chip, incluindo o HT40 802.11b/g/ e BLE. Se for necessário, você tem a possibilidade de conectá-lo através de mais um componente que permite a acoplagem através do conector IPEX.

Quais os tipos de ESP32?

As peças feitas pela empresa chinesa Espressif Systems contam com uma diversidade deste componente e que possui as suas respectivas funcionalidades. A Eletrogate te mostra agora quais são: 

●     ESP32-WROOM-32: módulo original e popular. Apresenta 4 MB de memória flash, 4 MB de RAM, além de contar com Wi-Fi e Bluetooth;

●     ESP32-PICO: um modelo menor, acompanhado de diversos recursos, como o ESP32-WROOM-32;

●     ESP332-SOLO-1: compacto contendo apenas um núcleo e 4 MB de memória flash;

●     ESP32-S2: é um módulo que consome menos energia e de baixo custo. Possui suporte ao Wi-Fi e Bluetooth, além de contar com 128 KB de RAM e 4 MB de memória flash;

●     ESP32-CAM: é um módulo com câmera embutida, possibilitando a criação de projetos voltados à vigilância e monitoramento. 

Conforme visto, você tem a possibilidade de criar projetos para monitorar desde a temperatura até a umidade ao trabalhar com um sensor DHT11 para coletar os dados e enviá-los a sites ou apps.

Como programar ESP32?

Para iniciar a programação, você precisa baixar o Arduino IDE, instalar o pacote do ESP voltado ao Arduino e iniciar a configuração do microcontrolador para criar projetos ou testar placas que você adquire na Eletrogate. 

Além disso, você pode usar o bc547 para controlar a corrente elétrica e trocar uma corrente alta por uma baixa. Este é um tipo de transistor presente na Eletrogate e que deve fazer parte de seus projetos, seja para trabalhar com os alunos na escola ou confeccionar pequenos robôs inteligentes. 

Na Eletrogate você encontra tudo o que precisa para dar início ao seu sonho de programar e melhorar as suas habilidades técnicas. Trabalhe com o bc547 e o ESP32 para tornar o seu trabalho mais eficiente e completo!

Comments are closed.