Quais são os tipos de biópsia? Saiba a importância do exame
As pinças de biópsia são fundamentais para facilitar a execução do exame, que consiste em avaliar fragmentos de uma área do corpo para entender sua natureza e dar um diagnóstico a respeito de uma determinada lesão. A realização é feita em ambiente seguro e esterilizado, para garantir que os pacientes fiquem seguros.
Lesões que surgem no corpo sem uma causa aparente merecem plena atenção das pessoas, e nada melhor do que o diagnóstico certo feito através da biópsia. É desta maneira que se descobre os mais variados tipos de doenças e os melhores tratamentos. Para que você compreenda a importância desse exame, elaboramos um artigo completo – confira!
Qual a importância do exame de biópsia?
É através do exame de biópsia que se detecta doenças como o câncer ou lesões em quaisquer partes do corpo, assim como também que se entende como surgiu, a natureza do seu desenvolvimento e se há metástase ou não. Neste exame, é detectado também possíveis modificações nas células, como a alteração do tamanho e do formato.
Além disso, com ajuda da biópsia, os profissionais da saúde descobrem se aquele tipo de tumor é um primeiro câncer, se é uma nova lesão, entre outros. Sem estas informações, não é possível indicar a cura adequada aos pacientes, tampouco descobrir que tipo de doença é.
Quais são os tipos de biópsia?
A biópsia é indicada em casos simples ou muito específicos, seja por uma verruga que precise de remoção, suspeitas de câncer a, até, análise de doenças autoimunes. Os tipos mais comuns de biópsia são:
● Excisional: ocorre a remoção total do tecido através de uma cirurgia, sendo mais comum em casos de lesões de fácil acesso, que é o caso do linfonodo presente na virilha ou axila;
● Incisional: é feito a remoção de uma pequena parte do tumor, junto com porção de tecido sadio;
● Punção: usa-se uma agulha fina que aspira do tecido um fragmento;
● Endoscópica: com uso do endoscópio, o profissional remove pedaços da lesão. É mais comum para quem possui ferimentos no cólon, pulmão e estômago;
● Agulha grossa (core): através de uma agulha grossa e presa em uma pistola, o médico consegue realizar o exame nas mamas, fígado ou rins;
● Assistida a vácuo: com ajuda de agulhas grossas, o profissional examina adequadamente tecidos suspeitos. Todo o procedimento ocorre por meio de sucção a vácuo;
● Agulha guiada por imagem: com ajuda de ultrassom, o médico usa uma agulha fina para colher fragmentos teciduais de áreas complicadas de acessar;
● Aspiração e biópsia de medula óssea: no mielograma, o processo consiste em colher e verificar a medula óssea. Com a aspiração, se obtém o líquido e para remover a parte sólida, é usada uma agulha específica que ajuda a coletar o material.
Estas biópsias têm a função de identificar com eficiência problemas nas mamas, na medula óssea, pele e próstata, possibilitando que o tratamento adequado seja prescrito pelo médico após receber os exames do laboratório.
Como funciona o exame?
Com ajuda das pinças de biópsia, o profissional remove a lesão total ou, apenas, o seu fragmento na região do corpo do paciente. O exame tem a função de descobrir se, na amostra coletada, existe câncer ou doenças autoimunes.
Todo o procedimento é rápido e indolor. Não é preciso que os pacientes fiquem internados pois a remoção é feita no mesmo dia e, logo, é enviada ao laboratório para análise. Assim, havendo obrigatoriedade de retornar com o médico para saber o resultado do exame.
Para que servem as pinças de biópsia?
As pinças de biópsia, que podem ser adquiridas na loja da Endocommerce, servem para coletar o material do corpo de um paciente, garantindo que a remoção seja realizada com segurança para não machucá-lo ou contaminá-lo.
Dependendo do tipo de biópsia a ser realizada, é indicado trabalhar somente com materiais descartáveis. Além disso, é muito importante seguir as normas de biossegurança para garantir que ninguém seja infectado.
Principais cuidados com esse instrumento
O mais recomendável é usar uma escova de limpeza, que auxilia na higienização de pinças e demais materiais usados na biópsia. As cerdas duplas ajudam a limpar, evitando que qualquer microrganismo permaneça preso no metal.
Onde encontrar pinças de biópsia?
Na Endocommerce, você encontra as pinças de biópsia e usa em seus exames regularmente. São ferramentas de alta qualidade, duradouros e feitas especialmente para auxiliá-lo na coleta e armazenagem dos materiais.
Além disso, há disponível as pinças kelly, de aço inoxidável, feitas para trabalhar com tecidos pesados ou vasos sanguíneos maiores. Além de ser possível usar também para a dissecção de tecidos moles.
Para manter o atendimento com qualidade e segurança, conte com a Endocommerce, que dispõe de ferramentas precisas para auxiliar nos exames clínicos e agilizar o tratamento dos pacientes atendidos por você, após a coleta das amostras.
Comments are closed.