Marketing

6 dicas para aumentar o tráfego do seu site

6 dicas para aumentar o tráfego do seu site

Se você deseja vender online de forma eficaz, sua oferta deve alcançar o maior número possível de pessoas. A principal vitrine da empresa é o site, que em alguns casos pode funcionar adicionalmente como uma loja.

Seu objetivo mais importante é atrair clientes em potencial para ele. Em segundo lugar, é importante cuidar das conversões – o site deve ter informações suficientes, apresentadas de forma acessível e abrangente, e incentivar a ação.

Como atrair usuários para o seu site? Claro, tudo depende da indústria e do grupo-alvo. Abaixo estão algumas sugestões que acreditamos ter uma chance real de aumentar o tráfego em seu site.

1. Posicionamento do site da empresa

Para ter alguma chance de alcançar clientes em um setor altamente competitivo usando a ferramenta de busca Google, é necessário investir em posicionamento. É extremamente difícil romper o grande volume de sites que oferecem serviços semelhantes.

Quanto mais alta uma determinada página estiver nos resultados do mecanismo de busca do Google, maior a chance de ela ser notada e clicada pelo usuário. Os primeiros 3 resultados têm as taxas de cliques mais altas. A maioria dos usuários encontra as informações na primeira página sem ir para a próxima.

Portanto, se sua página não estiver visível para as frases-chave mais importantes na primeira página dos resultados – a chance de os usuários encontrarem sua página naturalmente é muito, muito baixa.

É aqui que entra o SEO. Estas são atividades de otimização no site e link building, ou seja, aquisição de links valiosos que levam ao site. É um processo que requer tempo, conhecimento profissional e experiência do posicionador.

Não existe uma receita única para o posicionamento – tudo depende do setor, da concorrência, das palavras-chave, da situação do mercado e das especificidades de uma empresa em particular.

Obviamente, empresas de SEO que se respeitam têm certos modelos e uma metodologia específica para alcançar posições satisfatórias o mais rápido possível. Você tem que esperar pelos efeitos, mas eles são relativamente duráveis. Além disso, os resultados naturais do mecanismo de busca Google são os mais confiáveis ​​entre os usuários da Internet.

Posicionamento local

Se você administra uma empresa em um mercado local específico (por exemplo, dentro de uma cidade), vale a pena investir em um posicionamento local voltado para internautas que moram no entorno de sua empresa e, portanto, são os destinatários mais valiosos de seus serviços. É uma boa solução para empresas como salões de cabeleireiro, salões de beleza ou oficina mecânica.

2. Anúncios pagos do Google Ads

Os serviços do Google Ads podem ser divididos em duas categorias principais:

  • Anúncios de texto exibidos em um mecanismo de pesquisa sobre os resultados naturais;
  • Anúncios gráficos exibidos em páginas da web.

Anunciar na forma de links patrocinados na lista de resultados de pesquisa é uma boa maneira de se encontrar rapidamente no TOP4 – o Google Ads às vezes exibe até 4 anúncios no topo. Você só paga pelos cliques, ou seja, pelas visitas reais ao seu site. É importante que as campanhas do Google Ads sejam executadas por um especialista que economiza o orçamento e alcançará o público mais importante.

O Google Ads também tem a opção de remarketing, ou seja, alcançar pessoas que já estiveram em seu website, mas não fizeram uma compra com seus anúncios. Graças ao remarketing, lembramos sobre nossa marca ou produtos, o que aumenta as chances do cliente voltar e fazer uma compra.

As vantagens do Google Ads são um lançamento rápido e resultados rápidos. No entanto, quando a campanha termina ou o orçamento se esgota, o anúncio desaparece imediatamente.

As campanhas publicitárias são ótimas, especialmente para o lançamento de novos negócios, vendas ou amplas campanhas promocionais – quando nos preocupamos com o tempo e alcançamos um grupo preciso de destinatários.

Mesmo que você já alcance posições de destaque em SEO, vale não se esquecer dos anúncios, que são exibidos nas posições mais altas. Eles também podem ser usados ​​para marcar sua presença em frases para as quais ainda não alcançamos boas posições em SEO.

3. Anúncios no Facebook e outras mídias sociais

As campanhas de publicidade no Facebook têm uma finalidade ligeiramente diferente das campanhas no Google. Aqui você alcança pessoas que podem estar interessadas no seu produto – elas pertencem ao grupo-alvo – mas você deve se lembrar que nem todos neste grupo precisarão do seu produto ou serviço no momento.

O Facebook é uma ótima ferramenta para criar a necessidade de possuir algo ou construir o conhecimento da marca. Ao chegar ao destinatário com um novo produto, você vai despertar o interesse dele e torná-lo familiarizado com o assunto.

Os anúncios no Facebook são caracterizados por um custo muito baixo para atingir um único usuário, o que permite atingir um grande número de pessoas com informações sobre a sua empresa.

4. Blog da empresa

Ao buscar conselhos, informações ou inspiração, costumamos usar o mecanismo de busca Google. Deparamo-nos com todo o tipo de blogues e guias que esgotam mais ou menos um determinado tema. Essa é uma ótima maneira de obter tráfego para seu website naturalmente.

Ao criar seções de instruções em seu site com conteúdo exclusivo e valor para os usuários, você aumenta significativamente a visibilidade deste site na Internet. Esse tipo de conteúdo também será uma grande contribuição para seus canais de mídia social como conteúdo em sua fanpage e/ou para publicidade.

Você pode descrever questões relacionadas mais ou menos indiretamente a seus produtos ou serviços. Se você vende sapato masculino, escreva um artigo sobre como escolher os sapatos ideais para todos os tipos de festas.

Se você tem uma loja de móveis, descreva os arranjos mais populares. Graças a isso, você trará para o site pessoas que podem não estar diretamente interessadas em comprar – mas vão se lembrar da sua marca e poderão fazer compras no futuro.

Lembre-se de incluir uma chamada à ação discreta no conteúdo – incentive você a preencher o formulário de contato ou entrar na subpágina do produto.

5. Perfis em redes sociais

As redes sociais são um bom portador de informações e uma plataforma para interação com seus clientes. Construir uma comunidade para grandes marcas ou comunicar assuntos atuais para empresas menores pode ser benéfico em termos de autoridade e percepção da empresa.

Por meio de comunicação consistente e gerenciamento de conta diligente, podemos ganhar seguidores silenciosos que, por meio do contato constante com nossa marca, às vezes podem decidir usar nossos serviços ou comprar nossos produtos.

Muitas vezes, é nas redes sociais que aprendemos sobre promoções, vendas ou novas coleções – vale a pena usar esta ferramenta. Na era de tantas redes sociais, é preciso selecionar com precisão aquelas de maior audiência para o seu tipo de negócio.

6. Google Meu Negócio no Google Maps

A presença no Google Maps é especialmente importante para empresas com uma localização física – pontos de serviço, restaurantes, lojas de papelaria. Ter uma ficha do Google Meu Negócio preenchida:

  • você será encontrado por pessoas que procuram seus serviços em sua área;
  • você fará com que seja mais fácil para seus clientes em potencial entrarem em contato com você;
  • você pode coletar feedback positivo e construir um bom nome para sua empresa;
  • pode informar sobre novos produtos ou mudanças na empresa (por exemplo, novo horário, acréscimo de entrega, possibilidade de levantamento presencial).

O Google Maps é totalmente gratuito e leva apenas alguns minutos para configurá-lo e concluí-lo. Portanto, se você ainda não tem um cartão de visita, faça-o agora!

 

Como aumentar o tráfego para seu site?

O número de usuários no site e sua popularidade na web são influenciados por muitos fatores. Se o seu site não teve muito tráfego até agora, a culpa pode ser da má qualidade do site ou da falta de atividades eficazes de marketing e promoção. Tomar as medidas adequadas contribuirá para uma maior visibilidade na web e, portanto, para um aumento do tráfego e das vendas.