Serviço Local

Como desentupir encanamento de banheiro?

Como desentupir encanamento de banheiro


Encanamento entupido é algo muito desconfortável, principalmente quando se trata de banheiro. Contudo, saber como desentupir encanamento de banheiro é muito eficaz, caso essa situação inconveniente venha a acontecer. 

Para desentupir encanamento de banheiro há muitas maneiras que são eficazes e que solucionam o problema. Dessa forma, é importante entender o porquê acontecem essas situações, saber qual a causa, pois dessa maneira a solução aplicada terá mais eficiência. Para isso leia este artigo até o final, e se informe com as informações tratadas. 

Relacionadas

Por que o encanamento está entupido? 

Há vários fatores que levam o encanamento de banheiro entupir, saber quais são esses pode auxiliar na resolução do problema, ainda mais pode colaborar para que se tenha uma prevenção e esse não venha a acontecer. Os principais causadores dessa obstrução no encanamento do banheiro são: 

  • Descartar papel higiênico no vaso sanitário. Essa ação pode ocasionar uma obstrução no encanamento do banheiro, consequentemente entupindo-o. Isso acontece devido a água não conseguir derreter o papel, que por sua vez fica fixado nas paredes da tubulação e obstrui o encanamento, dificultando a passagem de água e outros dejetos. 
  • Jogar fios de cabelo na privada, lavatório ou ralo do chuveiro. Fazer essa atitude pode ocasionar um entupimento. Isso porque, o cabelo forma uma espécie de teia entre o encanamento, não deixando que a água e outros resíduos escorram corretamente. 
  • Grande circulação de pessoas no banheiro. Quando o banheiro possui um grande movimento, pode acontecer um entupimento. Isso acontece devido a maior quantidade de dejetos e pouca água para o descarte. No entanto, esse episódio, na maioria das vezes é temporário tendo fácil solução. Contudo, se estiver dando muito trabalho para solucionar, o mais conveniente é entrar em contato com uma desentupidora. 
  • Jogar itens de higiene pessoal (cotonetes, absorventes externos, fio dental) no vaso sanitário ou lavatório, pode também ocasionar um entupimento do encanamento. Nesse sentido, o absorvente é feito de plástico e algodão, tornando- se uma massa pesada e difícil de descartar. Além disso, o fio dental, quando se acumula nos encanamentos, seja do lavatório ou privada, forma um tipo de rede, que dificulta e impede que dejetos e a água escorram de maneira correta, causando um entupimento no encanamento. 

Como desentupir encanamento de banheiro?

Saber e entender como desentupir encanamento de banheiro é algo muito necessário, pois terá situações que poderá se ter uma certa independência do assunto. Confira, algumas das maneiras que podem ser utilizadas: 

  • Utilizar desentupidor pode já ser a solução, quando o entupimento é no encanamento da privada.  
  • Despejar água quente. Essa solução pode ser feita tanto na privada quanto no lavatório. A mesma irá ajudar para que a obstrução seja derretida, eliminando assim o problema. Para ter um resultado, é preciso esperar um tempo. 
  • Outra maneira que pode ter eficácia é cobrir o assento da privada, de maneira que não tenha saída de ar durante a descarga. Para isso, é preciso usar saco plástico, folhas de papel ou jornal e fita adesiva. Depois de tudo em mãos, deve-se cobrir o assento, fazendo a verificação se não possui saída de ar. Após, é preciso dar várias descargas. Contudo, irá se obter uma pressão que ajudará na liberação da obstrução, desentupindo o encanamento. 
  • Usar sal e água quente. Essa solução pode ter seu uso tanto na privada quanto nos outros encanamentos do banheiro. Para isso é necessário colocar uma xícara de sal para dois litros de água quente. Despeje primeiro o sal e em seguida despeje toda água em uma única vez. 
  • Caso nenhuma das opções anteriores dê resultado pode fazer o uso da soda cáustica. Tem que ter muito cuidado para a utilizar. Se usar uma xícara de soda para um litro e meio de água quente, despeje a soda primeiro depois toda a água e espere ter a ação. 

Contudo, se não obteve resultado com nada ou possui insegurança em usar soda deve-se entrar em contato com uma desentupidora