Como escolher a conta e o banco ideal para abrir a minha conta?
Afinal, como escolher a conta e o banco ideal para abrir uma conta e começar a utilizá-la? Essa dúvida é recorrente, afinal, existem diversos tipos de instituições hoje em dia.
Justamente por conta da grande oferta de bancos e fintechs que oferecem este serviço, escolher em qual abrir sua conta para deixar seu dinheiro e fazer seus pagamentos e recebimentos pode ser algo bem confuso.
Pensando nisso, decidimos juntar algumas informações úteis para guiar você na hora de fazer as melhores escolhas em relação a esse tema.
Acompanhe as dicas e veja como fazer para abrir sua conta no banco ideal e sem erros.
Por que é importante ter conta em banco?
Ter uma conta em banco é algo muito importante hoje em dia e por diversos fatores. Dentre eles podemos citar os seguintes:
- Facilidade em receber salário ou outros recebimentos;
- Mais conforto ao pagar contas e boletos diversos de maneira online;
- Cadastrar uma chave PIX para efetuar e receber pagamentos;
- Guardar o dinheiro com segurança;
- Rendimentos e aplicações de forma facilitada;
- Acesso a produtos e serviços exclusivos da rede bancária;
- Comodidade para lidar com suas finanças, dentre outros.
Como vimos, são diversas as vantagens de decidir colocar seu dinheiro em uma instituição financeira. Entretanto, escolher o banco ideal nem sempre é a escolha mais simples.
Vamos ver a seguir quais os tipos de conta existentes e compreender como você pode optar pela que mais se encaixa no que você precisa.
Quais os tipos de conta?
Existem diversos tipos de contas bancárias. As principais são as seguintes:
- Conta corrente;
- Poupança;
- Conta salário;
- Conta Pessoa Jurídica.
A conta corrente é o tipo mais utilizado e permite o acesso a diversos serviços e facilidades diferentes. Algumas contas podem ser gratuitas e outras pagas. Quanto mais se paga, mais benefícios conseguimos ter.
Por meio desse modelo de conta podemos facilmente sacar dinheiro em caixas, realizar transferências e pagamentos, bem como ter acesso a vários produtos financeiros.
Já na modalidade poupança, você pode guardar seu dinheiro de forma segura, deixando-o render um pouco por mês a cada aniversário da conta. É uma opção mais simples e não dá direito a alguns produtos, mas é boa ideia se você quer apenas deixar o dinheiro para economizar.
A conta salário ou pagamento é aquela que dá acesso apenas a receber os proventos do seu trabalho. A empresa abre a conta para o funcionário e não é possível realizar pagamentos por ela e nem mesmo depósitos de outras fontes.
Já a conta Pessoa Jurídica é voltada para aqueles que tem empresa e recebem dos seus serviços por ela. Assim, você pode ter direito a condições interessantes de empréstimos e financiamentos, e ainda separar o dinheiro da empresa do seu.
Quais são os tipos de bancos?
Hoje em dia existem bancos físicos, que são os já conhecidos como Itaú, Bradesco ou Caixa, por exemplo, e os bancos digitais, como Nubank e Inter.
Mas, afinal, qual a diferença entre eles e qual pode ser o banco ideal?
O importante é notar que, geralmente, os bancos digitais não cobram mensalidades, diferente dos bancos físicos.
O que eu preciso para abrir a minha conta?
Atualmente, você pode abrir sua conta até mesmo apenas com o uso de um celular. Se quiser, pode também usar o seu computador pessoal para realizar a abertura de conta.
Documentação
A documentação pedida pode variar um pouco, mas, geralmente, os bancos solicitam:
- Identidade ou CNH;
- CPF;
- Dados pessoais.
Se for abrir sua conta pelo celular, é preciso tirar uma foto do documento, portanto, lembre-se de tê-lo sempre por perto.
Definir um objetivo
Antes de abrir a sua conta, é importante saber qual o seu objetivo ao ter esse vínculo com o banco ideal. Sendo assim, saiba se você precisa de uma conta salário, corrente, poupança ou PJ.
Isso vai ajudar muito com que você decida exatamente qual irá abrir e quais benefícios tem em mente para pleitear com a instituição.
Conhecer as instituições disponíveis
Não dá para abrir uma conta sem conhecer as instituições disponíveis. Hoje em dia existem vários bancos digitais e fintechs que são confiáveis, mas vale a pena dar uma olhada e ver opiniões de usuários dos serviços.
Além disso, verifique também os bancos físicos, já que trazem também muitas vantagens para quem abre uma conta.
Como escolher a conta e o banco ideal para abrir a minha conta?
Fazendo um apanhado do que você precisa no momento, fica muito mais fácil escolher a conta que vai lhe trazer mais vantagens. Depois disso, você pode também verificar se precisa de todos os benefícios do banco físico e se quer arcar com a mensalidade.
Se não, recorrer a um banco digital pode ser a melhor opção, já que muitas vezes eles não recorrem a essa cobrança mensal.
Como abrir a minha conta?
Para abrir a sua conta, basta reunir seus documentos e então se dirigir a uma agência ou então baixar o app do banco escolhido no seu celular.
Com tudo certo, você já poderá utilizar a sua conta bancária para realizar as mais diversas operações e aplicações, fazendo então com que se tenha muitas vantagens.
Lembre-se de que o banco ideal é aquele que mais oferece benefícios para você.
Comments are closed.