Serviço Local

Como informar falta de luz Enel?

Como informar falta de luz Enel

Quando falta energia em casa uma das primeiras coisas a se pensar é: como entrar em contato com a distribuidora para informar o problema é saber a que horas a energia será restabelecida. Confira como informar falta de luz Enel através do passo a passo completo!

A Enel atua nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Ceará. Quando ocorre algum problema relacionado ao serviço de energia elétrica, necessidade de emitir segunda via da conta de luz, solicitar religação ou desligamento, alterar titularidade, entre outros, bem como informar falta de luz, a empresa disponibiliza a agência virtual e número de telefone para que os clientes entrem em contato.

Confira também em nosso site: Cozinha prática – saiba tudo o que é preciso!

Como informar falta de luz Enel?

Há duas maneiras de informar conta de luz Enel, sendo uma delas pela internet e outra através do número de telefone:

Informar falta de luz pela internet

  •         Para informar falta de luz pela internet e saber qual a previsão para reestabelecer a energia elétrica, o consumidor deve acessar a página de serviços Enel;
  •         Em seguida, selecione a opção “informar falta de energia”;
  •         Agora, o consumidor deverá informar o número do CEP da rua ou número de instalação (presente na conta de energia);
  •         Será preciso ir respondendo as questões que aparecem na tela do seu dispositivo até a última etapa;
  •         Na última etapa, será preciso informar o nome do responsável que estará no local quando a equipe for realizar o serviço técnico, número de telefone e demais dados;

Ao clicar em finalizar após o preenchimento dos dados, você poderá conferir a previsão para restabelecimento de energia.

Número de telefone para informar falta de luz Enel

Enel telefone de emergência: Para informar problemas como falta de energia elétrica, fios partidos, poste abalroado, entre outros, o cliente pode ligar para o número 0800 72 72 196 (ligação gratuita 24 horas todos os dias).

É preciso ter em mãos o número de instalação presente na conta de energia, nome completo e CPF do titular, além de informar o endereço completo e se a queda de energia foi somente em sua residência, rua ou bairro.

O atendente irá informar o horário de previsão para restabelecimento da energia elétrica na região.

O que fazer quando falta energia elétrica?

Antes de informar sobre a falta de energia, o consumidor deve verificar se o problema não é com a sua instalação elétrica, pois a Enel é responsável somente pelas ligações de energia. Caso tenha faltado luz apenas em sua residência, o ideal é procurar por um técnico de energia elétrica residencial. No entanto, se faltou luz sem nenhuma interferência (após ligar um aparelho, falha na instalação elétrica, etc.), realmente será preciso entrar em contato com a Enel.

Além disso, é importante verificar se o pagamento das suas contas de energia está em dia, pois após 90 dias sem pagamento, a empresa pode cancelar o fornecimento de energia elétrica. No entanto, a empresa avisa ao menos com 15 dias de antecedência da data do corte, para que o consumidor fique ciente e tenha tempo de negociar sua dívida.

Como funciona o corte de energia Enel?

Como mencionado no tópico anterior, o cliente tem até 90 dias para efetuar o pagamento da sua conta de energia, a fim de evitar o corte do serviço. Caso não realize o pagamento, o nome vai para o SPC/SERASA até que conste o pagamento da dívida.

A empresa notifica a data do corte e horário para o cliente através da própria conta de energia, número de telefone ou e-mail cadastrado no site. Para evitar o corte de energia é preciso negociar a dívida pendente através do site, central de atendimento por telefone, ou presencialmente nos postos de atendimento Enel.

Se a energia tiver sido cortada, o cliente deve entrar com a solicitação de religação de energia após a negociação da dívida. Ao concluir o seu pedido através dos canais de atendimento ao cliente, será preciso efetuar o pagamento da taxa de religação.

O restabelecimento do serviço deve ocorrer 24 horas após a confirmação da solicitação, no entanto, se a mesma foi realizada na sexta-feira, feriado, ou finais de semana, a religação será realizada somente no próximo dia útil da semana.