Gastronomia

Cozinha prática: saiba tudo o que é preciso

Cozinha prática: saiba tudo o que é preciso

No dia a dia da vida doméstica muitos utensílios podem ser úteis, seja por facilitarem um processo que deve ser realizado ou por oferecerem uma funcionalidade completamente única. Isso serve para qualquer parte da casa.

Existem objetos no mercado que contemplam sala, banheiro, quarto, garagem e, claro, a cozinha.

Esta última, inclusive, merece uma atenção especial, pois muitas atividades do cotidiano de uma casa passam por ela. Atualmente muitos itens podem ser usados na cozinha e um dos mais queridos tem sido o triturador de alimentos. Continue no texto e saiba mais sobre ele e sobre como ter uma cozinha mais prática.

Quais os utensílios que toda cozinha deve ter?

Para a cozinha ser um lugar prático é interessante usar ferramentas que tornem as atividades que são realizadas nesse ambiente mais rápidas e eficientes. Para isso, existem vários utensílios que podem ser usados. Entre eles, estão os eletroportáteis, que são aqueles que utilizam energia elétrica para funcionarem, mas são pequenos.

Tem também os itens feitos de inox, alumínio e teflon, os objetos menores, como facas, cortadores e abridores, os que são usados para preparar e servir as refeições, os utilizados para armazenar temperos e outras coisas, enfim, são muitas opções. Confira uma lista com alguns dos mais relevantes que não podem faltar:

– liquidificador;

– batedeira;

– micro-ondas;

– filtro de água;

– faqueiro;

– jogo de panelas;

– jogo de pratos;

– bandejas, tábuas e formas;

– açucareiro;

– copos variados;

Importância dos utensílios de cozinha

São os utensílios de cozinha que irão ajudar a executar adequadamente todos os procedimentos que são feitos na cozinha. É por isso que ter uma boa quantidade deles é importante. Mas não é apenas a quantidade que deve ser levada em consideração, mas também é preciso escolher os itens certos.

Isso é algo que costuma ser feito com o passar do tempo. Não dá para equipar uma cozinha com tudo que ela precisa de um dia para o outro, mas fazer isso aos poucos é perfeitamente viável. O importante é verificar quais são as necessidades da cozinha e ir suprindo isso aos poucos, na medida do possível.

O que são os trituradores de alimentos?

Um utensílio que nunca foi muito usado aqui no Brasil mas que está se tornando cada vez mais popular é o triturador de alimentos. Esse equipamento é instalado no ralo da pia e serve, literalmente, para triturar resíduos sólidos, mais notoriamente os restos de comida que ficam em pratos.

O seu funcionamento é muito simples: ele transforma o lixo orgânico em resíduos bem pequenos que são transportados para a rede de esgoto. Isso acaba evitando que a sobra de comida vá para o lixo.

O que pode ser utilizado no triturador de alimentos?

O aparelho é destinado a restos orgânicos e ele pode triturar comidas diversas, como legumes, cascas de frutas e de ovos, verduras, pedaços de carne, ossos pequenos, nozes e caroços, por exemplo.

Existe impacto ambiental com trituradores de alimentos?

Sim. O uso do triturador de alimentos regularmente traz impactos ambientais específicos. Ele melhora a relação dos indivíduos com o lixo, por exemplo, pois garante que ele seja produzido em menor quantidade, já que o lixo orgânico é triturado e não acumulado em sacolas e levado para aterros.

 

Com a diminuição da produção de lixo também há a redução do uso de plástico por meio das sacolas e isso também é algo bastante positivo. Outra coisa que pode ser pontuada sobre o uso dos trituradores é que as fossas do tipo sépticas são beneficiadas, pois os resíduos orgânicos provenientes do uso do aparelho aceleram certas reações biológicas.

Um ponto não tão positivo na relação trituradores de alimentos e meio ambiente é que um esgoto que possui muita matéria orgânica gera um gasto maior com energia elétrica, o que não é algo interessante.

Quais as vantagens do triturador de alimentos?

Entre as inúmeras vantagens em usar o triturador de alimentos pode-se destacar: melhoria no processo de descarte de matéria orgânica, uma vez que esse tipo de resíduo pode gerar bactérias ao se decompor em sacolas; ele evita surgimento de odores e de sujeira provenientes do lixo com resto de comida; simplifica a separação do lixo da casa; e, por fim, é um aparelho versátil que pode ser instalado em vários tipos de pias.

Sem dúvidas o triturador de alimentos é um aparelho que merece atenção especial pelas vantagens que apresenta. Uma cozinha prática, hoje em dia, precisa de um.