Tecnologia

Como limpar a poeira do teclado sem danificá-lo?

Como limpar o teclado

Para quem entende sabe o quanto limpar a poeira do teclado pode ser difícil quando se busca manter o mesmo conservado.

Isso ocorre porque não é aconselhável que se limpe o teclado de qualquer modo sem os produtos e o jeito certo, pois pode danificar o objeto.

Portanto, é necessário indicar o que se deve usar para fazer a referida limpeza, com os objetos corretos.

Ainda, é importante analisar o jeito que está se fazendo também, pois da maneira errada pode também resultar em prejuízo.

O que é e quais tipos de teclado podem ser limpos?

O teclado é uma das principais ferramentas utilizadas pelo computador, sendo de modo geral um conjunto de teclas.

No entanto, há diversos tipos de teclados, sendo digital ou físico, no celular ou no computador ou ainda há o teclado musical.

A característica comum entre todos os teclados é a presença de teclas e que, portanto, em sua forma física necessitam de limpeza temporária.

Desse modo, limpar a poeira do teclado pode ser um obstáculo para quem não entende ou ao menos sabe que se deve ter cuidado e um jeito específico.

Isso acontece porque é um objeto muito delicado e que necessita de cuidados especiais para que as teclas não se quebrem ou se soltem.

Portanto, todos os teclados que são materialmente físicos não só podem como devem ser limpos de certo em certo tempo.

Em suma, a limpeza correta auxilia no funcionamento e na vida útil do objeto, fazendo com que dure mais tempo e de forma melhor.

Desse modo, todos que possuem algum tipo de teclado, seja musical ou de computador, devem sempre realizar a limpeza do mesmo.

O que precisa para limpar a poeira do teclado?

Para quem tem um teclado deve saber que há um meio específico para que seja feito corretamente sem danificar o produto.

A informação é importante pois muitas pessoas acreditam ser só mais um objeto que não precisa de cuidados especiais, mas que no entanto se feito de forma incorreta pode gerar problemas.

Ou seja, se o teclado for limpo com produtos nocivos ao material ou até mesmo de forma agressiva pode ser que danifique as teclas e se soltem ou quebrem.

Portanto, para limpar o teclado de forma correta você vai precisar de:

  • Pano umedecido 
  • Álcool isopropílico 
  • Cotonete ou pincel 

Em suma, são materiais fáceis de serem encontrados e utilizados, mas que são essenciais no momento de se fazer a limpeza do teclado.

No entanto, é importante que o pano não solte fiapos ou caso contrário será melhor optar por um papel toalha.

Portanto, se você deseja retirar a poeira presente nele, o primeiro passo é adquirir os objetos em questão para após realizar a limpeza de fato.

Como limpar a poeira do teclado?

Para limpar a poeira do teclado é necessário primeiro ter os materiais que se vai usar em mãos, para somente após ir para o segundo passo.

Desse modo, primeiro você precisa ter um pano que não solte fiapos ou um papel toalha, bem como álcool isopropílico e cotonete ou um pincel para fazer a limpeza.

Após ter todos os materiais você deve:

  • Umedecer o pano ou papel toalha no álcool, mas é importante não ficar encharcado 
  • Esfregar o teclado com este pano ou papel toalha 
  • Limpar a superfície de cada tecla, uma por uma, com todo o cuidado devido
  • Após isso, entre as tecladas pode ser necessário o uso de cotonete ou pincel
  • Se for o caso, deve-se molhar também o pincel ou cotonete no álcool e passar entre as teclas com cuidado, para retirar toda a poeira presente

Por fim, se houver necessidade pode se repetir o processo logo em seguida ou após um prazo que for viável, já que deve-se limpar de tempo em tempo o teclado.

Isso acontece porque a poeira sempre está presente e retorna após um tempo, mesmo após ter sido limpo.

Conclusão

De forma geral os cuidados que mais são necessários é para não encharcar o pano ou toalha, evitando assim deixar molhado por dentro do teclado.