Educação

Entenda porque o espanhol é importante na área da comunicação

Entenda porque o espanhol é importante na área da comunicação

Falar um segundo idioma é realmente uma maneira eficiente de se destacar no mercado de trabalho. Principalmente quando levamos em consideração que grande parte das pessoas hoje vão pensar em um longo prazo na hora da contratação.

Em um mundo cada vez mais globalizado, é normal que ter um curso de espanhol ou de inglês mostre para a empresa que você é uma pessoa diferenciada. Sendo uma maneira bastante eficaz de garantir uma habilidade para se comunicar de maneira mais ampla.

Hoje, o mercado se encontra em diferentes línguas, mas tudo parece orbitar dentro de duas principais:

  • Inglês;
  • Espanhol.

Sendo assim, hoje gostaríamos de falar mais sobre porque o espanhol é importante na área da comunicação. Entregando para você uma série de informações relevantes e diferenciadas que serão cruciais para que você realmente atinja um certo potencial de crescimento.

Vamos conferir?

Entenda porque o espanhol é importante na área da comunicação

Antes de mais nada é importante dizer que estes são apenas alguns dos argumentos que podemos encontrar por aí. Focamos naqueles mais abertos, onde não é necessário encontrar um quadro especial para que ele faça sentido.

Mas fique à vontade para pedir uma parte 2, caso ache que precisa de mais argumentos, nos comentários.

1 – Quantidade de país falantes

Existem muitas pessoas mundialmente que utilizam o espanhol como língua primária ou mesmo secundária. Mas algo que não podemos ignorar é a quantidade de países que falam o idioma.

São cerca de 21 países, e grande parte deles são os nossos vizinhos. Lembrando que grande parte desses países ou fazem fronteira conosco ou estão realmente próximos.

Inegavelmente são regiões onde podemos encontrar um enorme número de clientes em potencial para impactar.

Ou seja, cada um desses países é mais um mercado que você conseguirá alcançar com o idioma. 

Enquanto isso, o Português é falado no máximo em 9 países, sendo a maioria deles o português de Portugal. O que não é tão semelhante quanto parece.

2 – Número de pessoas falantes

Outro ponto relevante que podemos ressaltar aqui é que aproximadamente mais de meio bilhão de pessoas no mundo todo falam o idioma. Afinal de contas, muitas não vivem mais em seu país de origem.

Isto é mais do que o dobro de pessoas falantes do português que vivem por aí.

Algo interessante, é que países com alta taxa de imigração, como por exemplo os EUA, podem ter várias concentrações de pessoas que falam outros idiomas e que criam bairros inteiros.

Nestes locais é bem comum que as propagandas, televisão e outros traços culturais sejam todos em espanhol também. Sendo mais uma possibilidade de inclusão no mercado.

3 – Negócios internacionais

Como já estamos falando há um bom tempo neste artigo, várias empresas estarão ligadas de maneira global, ainda que não tenham representações em um mesmo país. Por isso, é bem possível que alguém que fale espanhol venha como representante para alguma negociação.

Perder uma oportunidade desta por não conhecer o idioma é realmente amador e inaceitável para grande parte das empresas que vamos encontrar hoje. Sendo assim, a melhor saída é ter ao menos um funcionário que tenha como se comunicar, ainda que essa não seja a sua função direta.

Como aprender o espanhol

Além de entender que o idioma é bastante importante, é necessário compreender quais seriam as vantagens de utilizar o mesmo no dia a dia. Por isso, saber como aprender um idioma da maneira correta é essencial na sua caminhada de conhecimento.

Primeiramente é importante dizer que grande parte do aprendizado de um idioma irá envolver estudo. Tempo para decorar algum vocabulário e também para aprender as regras de gramática e outras expressões.

Mas é importante notar que isto não é feito de uma maneira largada e relaxada, é preciso um planejamento. É preciso que você esteja pronto para separar horas e utilizar o seu tempo para obter este conhecimento.

Sendo assim, a maneira como estudamos acaba sendo crucial, tanto quanto o espaço e o ambiente de estudo. Estudar no meio da sala, enquanto todos assistem televisão ou mesmo com muito barulho não é algo simples.

Decidir que vai estudar uma hora por dia, mas não dizer quando será esta uma hora também não é uma boa ideia. Então comece programando os seus horários de estudo e os considere prioridades.

Além disso, siga um método básico, que recomendamos ser um curso online. Isto porque um curso presencial normalmente terá uma turma, o que de certa forma vai exigir que você esteja em um compasso que pode ser diferente do seu.

A turma pode tanto ficar para trás e não ensinar nada direito, como também ser muito avançada e te deixar confuso. Em um curso online você dita o seu ritmo e as aulas serão em horários que você escolhe.

Considerações finais

Como você pode ver, este não é um idioma qualquer. Ter uma noção básica sobre estes temas realmente permite que você consiga atingir resultados inigualáveis, já que a importância do idioma para o mercado de comunicação é alta.

Então este pode ser o exato momento para apostar em um curso de espanhol online e assim começar a produzir algo em espanhol. Mas não se preocupe, como todos os idiomas diferentes do nosso, leva um certo tempo até que você consiga aprender de forma eficiente.

Muitos se enganam pensando que o espanhol é idêntico ao português, e embora existam algumas semelhanças, a verdade é que não há uma similaridade perfeita. Afinal de contas, muitos anos se passaram desde o processo de colonização até agora.

Mas outro ponto benéfico que podemos notar aqui é que ao aprender um idioma novo, o aprendizado de mais idiomas fica ainda mais fácil. Por isso é possível começar em seguida um curso de inglês ou algo do tipo.

Então por hoje é isso, esperamos que estas dicas e informações tenham sido do seu proveito. Mas se ainda há algum tipo de dúvida sobre o tema, sem problemas! Basta entrar em contato através dos comentários que estaremos à disposição para te ajudar.

Até a nossa próxima dica!