Quando trocar as velas do carro?

Por mais simples e discretas que elas pareçam, saiba que aprender quando trocar as velas do carro é muito importante. Afinal, apesar da simplicidade, o defeito nessas peças pode atrapalhar bastante a nossa vida.

Essa peça se encaixa na parte de cima do cilindro e é a responsável pela faísca que causa a explosão da mistura de ar e combustível que acontece dentro da câmara do pistão. 

Sendo assim, aprender quando trocar as velas do carro pode te salvar de vários problemas futuros. Isso pois o veículo não se movimenta sem a função que essa peça tão pequena exerce no motor.

Veja sinais de quando trocar as velas

Agora que já deixamos claro a importância de trocar as velas do carro para garantir o funcionamento do motor, veja abaixo alguns sinais de que já está na hora ou até passou do tempo certo para realizar a troca dessas peças.

Dificuldade para ligar o carro

Quando você tenta dar a partida e o carro demora para pegar ou apresenta até aquela rateada quando gira a chave, saiba que esse é um dos sinais de que é preciso trocar as velas do carro.

Afinal, este sinal indica que o desgaste dos eletrodos das peças internas da vela já está excessivo. Portanto, a folga causada nos cantos desses componentes impede o funcionamento correto das velas.

Carro engasgando

Já se deparou com a situação em que o carro está engasgando? Esse é um dos sinais de que está na hora de trocar as velas do carro. Afinal, esses soluços indicam que a força do motor não está sendo transmitida como deveria de maneira estável. 

Sendo assim, as velas estão muito ruins ou com muita sujeira acumulada. Por causa disso, não queimam combustível como deveria e a consequência são essas falhas comuns, como esses engasgos do motor enquanto dirigimos.

Perda do desempenho

Um dos sinais de que precisa trocar as velas do carro é a perda do desempenho do veículo que faz com que ele se mova com uma lentidão maior do que estamos acostumados.

Nesse caso, uma folga maior entre os eletrodos faz com que a centelha seja menor do que o necessário para garantir uma explosão eficiente.

Com isso, a aceleração do veículo fica menor do que estamos acostumados. Nesse caso, não adianta reclamar da qualidade do combustível, pois esse pode ser um dos sinais de que as velas já estão muito gastas e precisam ser trocadas.

Consumo de combustível excessivo

Alguns fatores aumentam o consumo de combustível de qualquer veículo e, entre eles, a sujeira ou desgaste das velas é um dos principais.

Por isso, caso tenha notado que o carro está “bebendo muito”, saiba que as velas podem ser as responsáveis por esse consumo em excesso.

Afinal, quando as velas estão muito desgastadas, a mistura de ar e combustível não vai ser queimada da forma ideal. Com isso, o carro vai precisar de uma mistura maior para garantir a explosão.

Desgaste do eletrodo

Assim como qualquer outra peça que se move em um veículo, as velas também vão se desgastando com o passar do tempo. 

Afinal, uma peça que precisa suportar altas temperaturas e pressões intensas sofre ainda mais com o desgaste excessivo. Por causa disso, a chamada “erosão” dos eletrodos é bastante comum.

Nesse caso, a formação da faísca é comprometida e, consequentemente, o carro apresenta os sinais que mencionamos anteriormente.

Mancha no isolamento do eletrodo

Esse é um dos sinais de que precisa trocar as velas do motor que são mais comuns.

Por isso, caso você não conheça nada, peça para seu mecânico ver se as velas estão com um tom amarelado no eletrodo central. Isso indica que seu carro está recebendo combustíveis de má qualidade.

Irregularidade na marcha lenta

Se o seu carro está “morrendo” à toa, saiba que isso não é normal. Esse é um dos sinais de que precisa trocar as velas do carro rapidamente.

Pois, além do incômodo que é ter que ficar dando partida novamente a cada vez que chega em um semáforo, por exemplo, isso indica que as velas já estão carbonizadas.

Isso acontece por causa de uma mistura de ar e combustível muito rica, mas elementos como filtro de ar sujo e ponto de ignição atrasado também estão relacionados com esse problema.

Portanto, a melhor forma para evitar ficar na mão é fazer a manutenção preventiva do seu veículo que consiste em trocar as velas do carro antes que elas apresentem esses problemas mencionados nesta matéria.

Comments are closed.