Tecnologia, Empreendedorismo

O que é necessário para fazer um filme?

Como fazer um filme

Hoje nós vamos te apresentar as coisas que são necessárias pra que você possa fazer um filme! Esse é um assunto muito divertido que com certeza pode te levar a se interessar pela arte do cinema; assim, vamos te mostrar todas as etapas de produção de um filme. Você vai poder ter uma noção de como os grandes filmes que assistimos nos cinemas são feitos. Fique comigo até o final!

Assim, eu espero que você tenha uma ótima e agradável leitura! Vamos lá!

Fazer um filme: tudo o que é necessário

Realmente, fazer um filme é um desafio e tanto. Quando nós vemos o quanto é gasto em superproduções, como os filmes da Marvel, nós quase caímos duro! Contudo, o que será que é necessário para que se possa produzir um filme com bastante qualidade? Qual é o segredo de Hollywood para que eles possam nos apresentar filmes tão bonitos e bem feitos? Vamos descobrir agora mesmo!

Em primeiro lugar, precisamos ter em mente que existem etapas para que um filme possa ser feito. E, de fato, essas etapas são: pré-produção, produção e pós-produção. Nesse sentido, como funciona cada uma dessas etapas? Primeiramente, é importante contratar uma equipe competente que realmente saiba o que está fazendo. É assim que nós damos os nossos primeiros passos.

Além disso, crie bons relacionamentos com essa equipe para que as filmagens fluam com tranquilidade! Sendo assim, nós estamos na etapa da pré-produção. É aqui que nós nos dedicamos ao desenvolvimento da sinopse, dos roteiros, dos perfis dos personagens e tudo mais. É um processo bem maçante, que vai depender demais de vocês. Após isso, vamos para o financiamento.

Após ter apresentado a sua ideia, é o momento de saber com que dinheiro vamos pôr a mão na massa. Desse modo, chegou o momento de apresentarmos a nossa ideia aos nossos financiadores. Assim, eles ficam por dentro das ideias centrais e de como o filme vai ser feito. Dessa maneira, pode ser que o financiamento seja grande ou não. Existem muitas leis de incentivo aqui no Brasil.

Um exemplo é a Lei Rouanet, que procura apoio privado para a produção de manifestações artísticas. Nesse sentido, é o momento de analisarmos as partes técnicas do filme: atores, locais, objetos do filme, efeitos, orçamento e tudo mais.

Próxima etapa: produção

Sendo assim, após termos analisado todas essas coisas antes de fazer um filme, é o momento de pôr as mãos na massa. Essa é a segunda etapa que apresentamos acima: a produção. A partir daqui, vamos começar com a montagem dos cenários, dos figurinos, maquiagem, cabelo e tudo o mais. De fato, se a ideia do filme foi aceita, basta começar a tirar as ideias do papel e gravar.

Aqui nós também corremos atrás dos efeitos visuais, de sets de filmagem que sejam interessantes, iluminação e muito mais. Entretanto, para que tudo saia muito bem planejado, é importante que haja liderança por parte do diretor. Ele é quem dita as regras, que mostra pra todos como cada coisa precisa funcionar enquanto as câmeras registram as cenas. 

Assim sendo, ele é o guia de tudo o que acontece. Temos exemplos de incríveis diretores, como Quentin Tarantino, Vince Gilligan e Stanley Kubrick. Procure por vídeos no YouTube, eles sempre estão presentes em todas as cenas, procurando orientar todos os detalhes das cenas. Assim, são eles quem assumem a liderança nas filmagens.

Última etapa: pós-produção

Para poder fazer um filme bom, é necessário gravar muito, mas também corrigir muito. É aqui que entra a pós-produção de um filme. Ou seja, após toda a gravação, que com certeza durou horas e horas, nós precisamos encurtar e corrigir os detalhes sórdidos. Nesse sentido, é aqui que um profissional especializado vai cuidar da trilha sonora, da correção de cores e da edição de som.

Enfim, tudo vai se encaixar na pós-produção. Nos filmes com maiores pirotecnias, a gente vai precisar se concentrar nos efeitos especiais, o que só pode ser adicionado nos computadores. Bem como a montagem e a união de todas as coisas: imagens, sons, efeitos, cores.

Por fim, o que falta é distribuir o seu filme para que todos tenham acesso. Assim, nós passamos por todas as etapas de elaboração, filmagens e correções. Só nos resta distribuir nos cinemas e no mercado global em geral. Em alguns casos, nós temos grandes premières, onde os filmes são divulgados e a presença dos atores e toda a equipe é muito importante ali.

Nesse sentido, fazer um filme em um breve artigo parece ser fácil. Mas, vai por mim: na prática não é!