7 Sistemas de TI essenciais para uma empresa

Uma das chaves para o sucesso é a implementação de sistemas de TI essenciais e eficientes para a operação da empresa. 

A importância dos recursos de Tecnologia da Informação para alavancar a operação da organização é inquestionável. Sua implementação é vital para otimizar fluxos e, assim, aumentar produtividade, melhorar comunicação interna e externa, gerenciar recursos e automatizar processos. Por isso, conheça 7 sistemas de TI essenciais para uma empresa. 

Só para ilustrar, ao implantar sistemas de TI bem projetados e implementados, a empresa   garante proteção de dados e informações críticas, bem como seu acesso facilitado. Além disso, ganha em competitividade, ficando à frente da concorrência ao responder  demandas de mercado e necessidades dos clientes com mais agilidade. 

Outro exemplo claro é o uso dos sistemas de TI para gestão contábil. Tais ferramentas mantêm a eficiência e eficácia dos processos, desde que uma empresa de credibilidade seja contratada para cuidar destes recursos. 

7 Sistemas de TI essenciais para uma empresa

Antes de mais nada, o que são as ferramentas e recursos de TI? Em resumo, são aplicativos, softwares e programas que deixam os processos bem mais eficientes. Na atual era digital, são sistemas aplicáveis em organizações de qualquer porte.

Você já sabe o quão importante é implantar sistemas de TI para otimizar o fluxo de sua organização. Porém, vale dar uma olhada em quais ferramentas são, de fato, interessantes e viáveis para o seu negócio. 

1. Sincronização de arquivos em nuvem 

O trabalho remoto e a própria expansão de empresas além de um território demandam acesso seguro a dados e informações, disponíveis aos seus membros. Para isso, é fundamental implantar sistemas de TI do tipo cloud storage ou cloud computing. Isso tem, como finalidade, sincronizar arquivos e alterações de forma automática. 

Contudo, a gestão precisa mapear a rede e, assim, definir quais arquivos serão, realmente, disponibilizados em nuvem. Tal operação é feita por empresa terceirizada especializada em TI que, a partir disso, oferece a solução de cloud adequada.

2. Sistema de Gestão Integrada (ERP)

Os sistemas de gestão integrada são ferramentas que permitem integrar e gerenciar, de forma coordenada, as diversas áreas e processos de uma organização. Seu objetivo é trazer a melhoria contínua da eficiência operacional, ao viabilizar a coleta e processamento de dados com maior precisão e agilidade. 

Este é um dos sistemas de TI essenciais para uma empresa porque, assim como o cloud, integra os dados de gestão de organizações cujas sedes ou filiais são distribuídas geograficamente.   

3. Sistemas de Monitoramento

Outro recurso de TI importante para a empresa é o monitoramento, em especial, Network Operation Center (NOC). Como o próprio nome já diz, a ferramenta monitora os eventos de TI da organização, proporcionando segurança digital e desenvolvimento tecnológico. 

Além de prevenir falhas, a gestão ainda recebe relatórios sistemáticos que embasam tomadas de decisões e estratégias. 

4. Backup remoto 

O backup é, sem dúvidas, um dos mais importantes sistemas de TI para implantação em qualquer empresa. O recurso viabiliza a criação confiável de cópias, tanto de arquivos quanto pastas, bem como sua recuperação em alterações indevidas. 

Aqui, destaca-se, por exemplo, o cloud backup, feito remotamente, que faz a salvaguarda de dados e informações em servidores remotos. Assim, evita que a empresa perca estratégias e dados relevantes para suas operações. 

5. Help desk

O help desk, nada mais é, do que ferramenta para solução de tickets ou demandas internas. Isto é, soluções para os setores e colaboradores de uma empresa. Em outras palavras, é abrir o chamado para resolver, por exemplo, aquele computador que está lento ou a impressora que não funciona mais. 

A ferramenta de help desk é um dos sistemas de TI essenciais porque, feito muitas vezes de forma remota, centraliza os pedidos em uma única plataforma só. Isso é feito pela classificação das solicitações conforme prioridade, prazos para solução, entre outros critérios. 

6. Firewall

Assim como o backup remoto, o firewall é de suma importância enquanto sistema de TI para uma organização. Trata-se de uma ferramenta também relacionada à segurança digital, estrategicamente implantada para proteger a operação contra ataques cibernéticos, por exemplo. 

Na prática, funciona como uma linha de defesa para as redes, protegendo dados e informações. Isso é possível porque o sistema atua como intermediário entre o tráfego externo e a rede interna da empresa. Assim, permite apenas a passagem de dados e informações classificados como seguros. 

7. Gestão de tarefas 

Por fim, entre os sistemas de TI essenciais para qualquer empresa, estão as ferramentas de gestão de tarefas. São metodologias que agilizam a execução de projetos e demandas, inclusive com o objetivo de prevenir erros e falhas. Como resultado, há otimização dos fluxos, acessibilidade aos colaboradores e aumento na produtividade. 

Importância dos sistemas de TI

Em suma, existem sistemas de TI essenciais para empresas de qualquer porte e ramo de atuação. São ferramentas que proporcionam segurança na salvaguarda de dados e informações, bem como otimização dos fluxos. Na era digital que vivemos, são ferramentas fundamentais para garantir o próprio funcionamento e competitividade de uma organização.  

Comments are closed.