Como fazer um texto otimizado para os mecanismos de busca?

Em geral, antes de começar a escrever uma redação, você deve considerar alguns pontos para que ela cumpra sua missão, como:

  •         Encontre a melhor maneira de educar e resolver as dúvidas de seu personagem;
  •         A linguagem utilizada sempre deverá corresponder com o seu público-alvo;
  •         Considere a escalabilidade do conteúdo escrito;
  •         Uso correto de palavras-chave e técnicas de SEO;
  •         Organize seu texto com uma introdução, desenvolvimento de tópicos, conclusão e CTA.

Escrever um texto que atraia os leitores ao mesmo tempo em que se alinha às expectativas de mecanismos de busca como Google, Yahoo e Bing tende a aumentar o ceticismo de muitos escritores. Na verdade, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Certificado Cursos Online, plataformas de Cursos Online, SEO é um dos assuntos mais fáceis de fazer perguntas aos criadores de conteúdo.

Ao empregar técnicas de SEO com o objetivo de ganhar a confiança dos mecanismos de busca, o profissional deverá ter em mente qual será o conteúdo que ele deverá transmitir para as pessoas que o estão lendo. Repetir uma palavra-chave dezenas de vezes para direcionar o tráfego é inútil, se quando os personagens finalmente entrarem em contato com sua postagem, não fizer sentido e sua compreensão estiver comprometida.

Com isso em mente, decidimos ajudá-lo a escrever um texto irresistível para o seu público-alvo e pronto para os mecanismos de busca.

 

Marketing de Conteúdo tem relação com SEO?

O principal objetivo do marketing de conteúdo é engajar e educar o público-alvo, produzindo conteúdo de alta qualidade, abordando as dúvidas e preocupações das pessoas, a fim de prepará-las para o momento da decisão de compra ao longo do funil de vendas.

Quando o profissional emprega as técnicas de SEO, ele deve otimizar o seu texto para os mecanismos de busca para que ele seja melhor classificado e facilmente encontrado por suas personas. Esses mecanismos consideram principalmente a autoridade e a relevância do seu conteúdo.

Para que seu blog tenha sucesso e alcance os resultados desejados, você precisa considerar as estratégias de marketing de conteúdo e SEO como aliadas. Isso vai significar que o seu conteúdo não será apenas de boa qualidade, interessante e atraente, mas também precisa ser aproveitado e aprimorado para que seja bem classificado nos mecanismos de pesquisa.

 

Copywriting

Definimos o copywriting como sendo a produção de conteúdo que vai entreter, educar, induzir o leitor a ação, como, por exemplo: como comprar um produto, preencher um formulário, assinar uma newsletter ou fazer download.

O redator será o profissional que deverá produzir esse tipo de conteúdo. E uma das suas características é ter a compreensão profunda das pessoas e do que elas querem, e escolher as palavras com sabedoria que despertem seu interesse.

Copywriting só é válido se seguir algumas regras:

Faça uma boa pesquisa para apoiar a produção do seu conteúdo. Busque referências ​​que vão lhe ajudar a falar corretamente sobre o tema proposto.

Antes de começar a escrever, é importante pensar sobre o tema e a melhor forma de abordá-lo. Cumpra sempre os prazos de entrega do trabalho, porém jamais se apresse em escrever o artigo.

Como já dito, o redator deve entender seu público e sua persona – só assim ele poderá dominar o tom certo de linguagem e método para apresentar o produto ou serviço da melhor forma possível.

Com o objetivo que o seu blog se destaque e ganhe atenção dentro das internet, o seu texto sempre deverá ser original e criativo. Portanto, busque sempre sair da sua zona de conforto, busque sempre inovar e veja o que funciona.

Tenha em mente que você deve sempre produzir conteúdo de alta qualidade. Portanto, demonstre sempre o conhecimento sobre o assunto e tenha em mente que você deve passar credibilidade para o leitor.

 

Como alcançar a sua persona

Seu texto é bom, porém o tráfego atual não é o que você esperava?

Separamos o checklist dos principais itens que os buscadores consideram, e você não pode deixar de colocá-los em prática!

  1. Palavras-chave

Ao usar as palavras-chave certas naturalmente em seus posts, você conseguirá atrair suas personas com mais facilidade. O ideal é sempre usar cerca de 5 vezes ao longo do seu texto completo e, sempre que possível, use subtítulos.

  1. Subtítulos

Os subtítulos tornam seu texto mais atraente para os leitores, facilitando a leitura e a digitalização do que será abordado.

  1. Criação de links

A criação de links é uma das melhores maneiras de passar autoridade para o seu artigo. Seja por meio de link interno ou link externo, além de ajudar a complementar o seu artigo. Links ajudam o seu posicionamento dentro dos motores de busca.

Como, por exemplo, se você oferece cursos EAD, você pode usar um link na sua palavra chave, que poderá ser: Certificado de Conclusão de Curso.

  1. Chamada à Ação (CTA)

Uma chamada para ação, ou chamada para ação, oferece aos visitantes outra maneira de interagir com seu blog e ajuda bastante na conversão de leads em clientes.

  1. Experiência do leitor

Muito se fala sobre UX ou experiência do usuário nos dias de hoje. Para ilustrar sobre a sua importância, propomos esse exercício prático: Coloque-se de lado como redator e coloque-se na posição de visitante de algum site. Se a página demorar muito para carregar, o visitante vai abandoná-la e procurar outro site

Por exemplo, o Google analisa se seu blog ajuda os usuários a navegar e quanto tempo leva para carregar. Outra coisa que é muito importante para o seu blog se posicionar nos buscadores é se ele tem um design que seja responsivo, isso quer dizer, se ele se adapta a qualquer dispositivo em que os usuários o acessem, como smartphones, tablets e notebooks.

Comments are closed.