Como calcular o investimento em um projeto de Inteligência Artificial?

Diante da digitalização da indústria, está na hora de calcular o investimento em um projeto de inteligência artificial e aprimorar o relacionamento da sua empresa com o cliente.

Antes de fazer um investimento, sempre é preciso ter certeza que haverá um retorno. Ainda mais quando se quer investir em uma área relativamente nova, como a Inteligência Artificial (IA). 

Porém, para Alex Winetzki, diretor de Pesquisa & Desenvolvimento do Grupo Stefanini, com a chegada da 4ª revolução industrial, que estamos passando, é necessário focar em aumentar produtividade e reduzir custos. Para isso, empresas de grande e pequeno porte estão investindo em sistemas inteligentes.

Diante desse contexto, está a IA. Em 2021, somando todos investimentos privados em Inteligência Artificial feitos no mundo, foi de 93,5 bilhões de dólares em 2021, de acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade Stanford, nos Estados Unidos. Logo, não investir em tecnologia é ficar para trás no mercado.

Se você quer tornar sua empresa mais especializada e entregar a melhor experiência possível para seus clientes, vamos te ajudar a pôr o projeto de Inteligência Artificial em prática. Confira!

O que é Inteligência Artificial?

Não é possível investir em Inteligência Artificial sem entender como, de fato, funciona e as vantagens que ela traz. Para quem não é da área da computação, ou não tem afinidade com ela, pode imaginar que a Inteligência Artificial é algo parecido com os robôs de filme de ficção científica. No entanto, a realidade é outra.

De forma resumida, essa tecnologia aproxima a máquina do pensamento humano, a partir do processamento de dados, de forma autônoma. Ou seja, ela é programada para identificar padrões de comportamento humano e reproduzi-lo, ao analisar uma infinidade de dados e informações. 

Após ser programada, a IA tem capacidade de se desenvolver, simular a consciência humana e tomar decisões, sem interferência humana. 

Em exemplos do cotidiano, a Inteligência Artificial está em: assistentes de voz, como Alexa, Siri e Cortana; nas recomendações da Netflix, da Shopee e do Spotify; e nos chatbots – robôs que fazem o atendimento ao cliente como humanos.

Dentre as vantagens de investir em IA na sua empresa, pode-se citar:

  • Cliente mais satisfeito – A tecnologia da Inteligência Artificial consegue identificar os problemas do cliente, prever vários cenários e soluções assertivas para resolvê-los;
  • Diminuição de erros – O propósito desse sistema é realizar tarefas, que costumam exigir raciocínio humano, de forma mais rápida e eficaz. Logo, tornar algumas tarefas automáticas, diminui os erros cometidos por trabalhadores humanos;
  • Automatiza processos – Em casos de análise de crédito, por exemplo, a IA foi responsável por tornar o processo menos burocrático e mais rápido do que quando era feito por um analista de risco;
  • Segurança de dados – Quando esse sistema é instaurado por uma empresa de confiança, os dados do seu negócio ficam mais seguros;
  • Desenvolvimento ilimitado – Como o computador aprende de forma autônoma, ele tende a melhorar cada vez mais e oferecer resultados ainda mais úteis e inovadores com o passar do tempo.

Como investir em IA?

Calcular os custos de um investimento exige atenção e informação. É necessário se atentar aos detalhes e calcular o ROI (Retorno sobre o investimento). Esse cálculo, também chamado de taxa de lucro, é a relação entre o dinheiro investido e a expectativa de retorno. Para ser uma aplicação rentável, os gastos não podem sobrepor o valor ganho.

Para calcular o ROI, usa-se a seguinte fórmula:

Exemplo

Imagem: Reprodução/Blog Surfe Digital

Ou seja, subtrai-se o valor investido do ganho, dividido pelo custo de investimento novamente. Por fim, multiplica-se por 100 para ter a porcentagem do retorno sobre o investimento. Ciente desse valor, o empresário pode determinar o que é vantajoso para sua empresa.

Um estudo realizado pelo Boston Consulting Group (BCG) verificou que a instauração de IA, em algumas empresas, foi responsável por aumentar a receita delas em até 5% do total, no período de três a nove meses.

Vale lembrar que, o custo de investimento em Inteligência Artificial vai além do valor dos computadores e softwares. Então na hora do cálculo, considere o valor de implantação e a renda dos programadores, que serão necessários em algumas ocasiões, mas, não sempre, já que a IA é um sistema autônomo.

Outro ponto a ser considerado é: sistemas de Inteligência Artificial são muito específicos. Em outras palavras, isso quer dizer que cada programação é definida para um objetivo e não consegue atender demandas muito diferentes. Então, dependendo das necessidades da empresa, é necessário mais de um sistema.

Busque uma empresa de confiança e analise bem a proposta antes de implementar a IA. Porém, não tenha medo de investir nessa tecnologia e mostrar sua empresa como competente para o mercado!

Comments are closed.