Tecnologia

De que forma a inteligência artificial está transformando as empresas?

inteligência artificial

Não é de hoje que as empresas passaram a investir em tecnologia, de computadores, sites, aplicativos, rede sociais, até a recente utilização de inteligência artificial. Mas, você sabe o que isso significa? E como a IA pode interferir nos resultados de qualquer empresa?

Primeiramente, vale saber que a IA não é algo tão novo como as pessoas imaginam, já no início do século passado já se pensava em algo do tipo, mas apenas agora, em plena era digital se tornou conhecida e, presente em quase tudo em nosso dia a dia, inclusive, certamente você usa muito essa tecnologia. Duvida?

Você costuma fazer buscas no Google? Faz uso do Google Maps ou Waze? Faz compras pela internet? Utiliza as recomendações da Netflix ou Youtube? Então… tudo isso tem por trás a inteligência artificial.

Mas como ela pode interferir no sucesso, ou não, das empresas?

Pois é, novidade ou não, o fato é que a inteligência artificial já está fazendo a diferença em muitas empresas, ajudando na produtividade e potencializando os resultados.

Embora a IA seja aplicada de acordo com o foco de cada negócio, a verdade é que o momento de apostar nessa tecnologia é agora, em tempos de crise e competitividade.

Mas, afinal, o que é inteligência artificial?

Esqueça a ideia de robôs dominando o mundo e roubando os empregos das pessoas, embora realmente muitas das máquinas já apresentem habilidades como as de poder aprender, raciocinar, diferenciar e até tomar decisões com base em suas próprias experiências anteriores.

Veja também: Quais são as Vantagens de usar o Whatsapp?

A IA envolve uma série de tecnologias, desde algoritmos, sistemas de aprendizado, redes neurais artificiais, entre outras projetadas simular capacidades ligadas à inteligência.

Pois é, a inteligência artificial está, praticamente, em tudo, hoje em dia. Nas buscas do Google, por exemplo, sabia que é a IA que define os sites que aparecerão entre os primeiros resultados? Pois é, para isso, leva em conta uma série de critérios, que vão da usabilidade do mesmo até a URL que foi usada.

Ou seja, a IA está relacionada à capacidade de soluções tecnológicas realizarem atividades de um modo considerado inteligente.

Ou seja, de uma forma mais generalizada, o sistema de IA além de conseguir realizar atividades repetitivas e mecânicas, também consegue realizar tarefas que demandam análise e tomada de decisão.

Como aplicar IA nas empresas

Se engana quem ainda pensa que a inteligência artificial é coisa de filmes de ficção científica. Na verdade, ela não só é uma realidade, como uma necessidade para empresas que não querem ficar para trás.

Hoje, com toda a transformação digital, já é possível lançar mão de softwares que coordenam e realizam diversas etapas do trabalho, maximizando os resultados.

Relacionado: Ideias de pequenos negócios lucrativos

Dentre as muitas aplicações da Inteligência Artificial nas empresas, podemos destacar:

  • Financeiro: ajuda na avaliação de indicadores e no suporte à tomada de decisão, fornecendo estratégias assertivas para o negócio.
  • Marketing: faz o mapeamento de tendências, comportamentos e oportunidades com o público, além de possibilitar chatbots,  em caixas de mensagens de sites e redes sociais, mensageiros instantâneos, salas virtuais de atendimento etc.
  • Operações ou produção:pode ser empregada tanto em atividades produtivas quanto gerenciais no processo de produção, reduzindo erros, fazendo análise e o monitoramento de robôs, entre outras possibilidades.
  • Recursos Humanos (RH): sem dúvida, essa tecnologia pode ser de grande ajuda na hora de redirecionar colaboradores empregados em tarefas repetitivas para atividades de maior valor agregado.

A IA também permite lidar com um alto volume de currículos, destacando aqueles que mais se adéquam às vagas oferecidas, ou seja, permite contratar o melhor candidato em menos tempo, facilitando e agilizando as etapas do processo seletivo.

Enfim, a inteligência artificial está em nosso dia a dia e, claro, já é uma realidade nas empresas, sendo possível perceber as muitas possibilidades que essa tecnologia pode oferecer, principalmente, em relação à produtividade, estratégias assertivas e resultados positivos.