Decoração

Ideias de decoração com tapete: melhores tamanhos, cores e estampas

decoração com tapete

Se você deseja fazer uma boa decoração com tapete, então está no lugar certo. Afinal, os tapetes são muito elegantes e conseguem oferecer muito potencial de decoração de maneira rápida, prática e simples. Mas é preciso se atentar para algumas “regras” e dicas.

Neste artigo, portanto, veja algumas dicas de decoração com tapete. Veja como aplicar tapetes lisos, felpudos e outros modelos de tapete, como o capacho vinílico, ótimo para áreas externas. Continue lendo e saiba mais.

Posts relacionados:

Como fazer uma decoração com tapete

Para fazer uma decoração com tapete você precisa considerar algumas dicas que podem fazer toda a diferença. Afinal, embora os tapetes sejam coringas, ainda assim é muito importante considerar algumas regras de tamanhos e composição que podem ajudar a deixar tudo mais elegante.

Não importa o tipo de tapete que você vai escolher para decorar. Todos podem combinar com o ambiente de alguma maneira. Tapetes grandes, pequenos, feitos artesanalmente e outros modelos sempre terão espaço para a decoração.

Assim sendo, veja algumas dicas de como fazer uma decoração com tapete:

  • O tamanho do tapete para o tamanho do ambiente.
  • Cores claras podem sujar mais fácil.
  • Tapetes felpudos combinam com dias mais frios.
  • Tapetes com estampas clássicas e elegantes.
  • Tapetes de crochê combinam com espaços rústicos.
  • O tapete é coringa e pode ser a única decor do espaço.

Continue lendo e saiba mais!

O tamanho do tapete para o tamanho do ambiente

É muito importante que haja uma boa seleção de tamanhos para escolher o tapete ideal para o seu ambiente. Afinal, o tamanho do tapete importa muito, uma vez que é isso que vai deixar o ambiente com uma cara de completude.

Por exemplo, ambientes muito grandes com tapetes muito pequenos pode não ficar tão organizado. Vai dar aquela sensação de que “falta alguma coisa”, sabe?

Já ambientes muito pequenos com tapetes muito grandes também não é confortável. Afinal, o tapete grande pode ficar embolado, dobrado e até ficar amassado contra a parede.

Portanto, é fundamental considerar o tamanho do espaço que você quer decorar para encontrar o tapete nas medidas certas.

Ele pode ficar embaixo de móveis ou no centro do ambiente. Não importa. O mais importante, é que o tapete encaixe no ambiente e não fique nem muito folgado e nem muito apertado.

Cores claras podem sujar mais fácil

Se você está na fase de escolher as cores do tapete para fazer uma decoração com tapete, então é importante observar as tonalidades. Isto é, cada tom vai representar um tipo de sensação e você precisa combinar com os móveis ou paredes.

No entanto, há algo importante a ser considerado que nem sempre é: tons mais claros podem sujar mais fácil! Isto é, tapetes brancos ou cinza, quando colocados em ambiente com muito tráfego de pessoas, pode ficar sujo e você terá um trabalhão para mantê-lo higienizado.

Use tapetes mais claros somente em ambientes em que não há tanto tráfego de pessoas. Como por exemplo, em uma área que sobra espaço no seu quarto. Assim você vai preservar o tapete branco/claro e ele vai ficar novo por muito tempo.

Tapetes felpudos combinam com dias mais frios

A sua decoração com tapete precisa observar, também, a estação do ano. Afinal, os tapetes são ótimos elementos para deixar o ambiente mais quentinho ou mais fresco em dias quentes. Tudo vai depender da textura e da altura do tapete.

Assim sendo, tenha tapetes felpudos para usar em dias de muito frio e tenha tapetes lisos e baixinhos para usar em dias de calor. Além de combinar com a estação, a sua decoração não vai deixar o ambiente desconfortável para o dia a dia.

Dica: não use tapetes felpudos embaixo da mesa de jantar. Afinal, é um lugar mais difícil de limpar e o tapete felpudo pode acumular migalhas e outras sujeiras.

Tapetes com estampas clássicas e elegantes

Uma dica muito legal para fazer decoração com tapete é observar as estampas. Afinal, alguns tapetes tem estampas realmente muito interessantes para fazer uma decoração completa dentro de algum estilo específico.

Por exemplo, há os tapetes com estampa medalhão. Eles são clássicos e vão combinar com ambientes igualmente clássicos. Isto é, com móveis clássicos, em um tom mais chique e até mais maduro.

Os tapetes ao estilo medalhão também combinam muito bem com ambientes rústicos, como casas de campo e até próximo da sua biblioteca particular.

Tapetes de crochê combinam com espaços rústicos

E por falar em ambientes rústicos, há ainda o tapete de crochê ou feito de maneira artesanal. Esse tipo de tapete é ótimo para quem quer fazer uma decoração com tapete de maneira mais rústica e artesanal.

É ideal para usar em ambientes como casas de campo ou mesmo um cantinho particular de trabalho. A elegância desse tipo de tapete não está unicamente no design do produto. Mas também, na forma como ele foi feito.

Afinal, ter um tapete feito manualmente é algo bem interessante para uma decoração elegante e criativa.

O tapete é coringa e pode ser a única decor do espaço

Independente do estilo de decoração que você queira fazer, saiba que o tapete sempre será coringa. Isto é, ele é um elemento que pode combinar com absolutamente qualquer coisa. Se você está com a sensação de que “falta alguma coisa” no ambiente, muitas vezes pode ser um tapete que vai resolver o problema!

Inclusive, o tapete tem poder para ser a única decoração do ambiente. Afinal, eles criam um preenchimento visual e estético muito interessante. O que é ideal para quem quer fazer uma decoração elegante e criativa.

Agora que você já tem algumas dicas de decoração com tapete, é hora de colocar tudo em prática. Escolha os melhores modelos de tapete que vão combinar com o seu ambiente de acordo com as nossas dicas. 

Não esqueça de observar o tamanho do tapete para que ele não fique sobrando e não fique faltando, com relação ao espaço útil do ambiente que você quer decorar.

Mãos à obra!